O bom Pastor se esforça e dá a vida pelas ovelhas


"Esforce-se para saber bem como suas ovelhas estão, dê cuidadosa atenção aos seus rebanhos, pois as riquezas não duram para sempre, e nada garante que a coroa passe de uma geração a outra. Quando o feno for retirado, surgirem novos brotos e o capim das colinas for colhido, os cordeiros fornecerão a você roupa, e os bodes renderão a você o preço de um campo. Haverá fartura de leite de cabra para alimentar você e sua família, e para sustentar as suas servas" (Provérbios 27:23‭-‬27).

Como está escrito em João 10:11 e o próprio Jesus Cristo declara: "Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas".

Cuidar de um rebanho de ovelhas é uma responsabilidade muito grande. Você, Pastor, deve sempre zelar pelo bem estar delas e as acompanhar, para saber como elas estão, se estão com algum problema, alguma dificuldade e, claro, livra-las dos ataques dos lobos.

A ovelha, quando bem cuidada e acompanhada, pode render, e muito, ao Pastor. Esse cuidado, no entanto, deve ser realizado de uma forma em que as duas partes sejam beneficiadas.

A ovelha por si só, é o animal mais ingênuo e o que menos tem iniciativa diante dos problemas. Ao contrário dos outros animais, ela não possui um instinto de defesa, pra se livrar do ataque inimigo, por exemplo. Ela é totalmente dependente do Pastor. 

Assim acontece também em relação a nós, ovelhas do rebanho do Senhor! Precisamos que Ele nos direcione e proteja sempre, pois, sem Ele, nada somos e nada podemos. Somos uma presa fácil.

Jesus é e sempre será o nosso bom Pastor. Não há como ignorar a maior prova de amor já dada em todo o mundo, ao morrer na cruz, onde se fez maldito, para nos lavar dos pecados, garantir a vida eterna e nos ofertar a salvação.

Belzebu, também conhecido por Príncipe das moscas, é um dos nossos principais rivais. Ele é o lobo da nossa história.

A mosca, para quem não sabe, tem o poder de irritar as ovelhas. Elas se alojam, muitas vezes, nas orelhas das ovelhas, de modo que elas não consigam ouvir a voz do Pastor.

Para que as ovelhas possam ficar em paz, protegidas, o Pastor derrama o óleo da unção na cabeça dela, para que elas fiquem livres dos ataques das moscas e possam ouvir com total atenção e nitidez ao chamado do Pastor.

Nada no Reino de Deus é conquistado ou feito de modo isolado. Sempre precisamos da ajuda, do apoio de alguém. Jesus nos exorta a isso quando nos recomenda a amar o nosso próximo, assim como Ele nos ama.

A ovelha, quando bem cuidada, pode vir a render muitos ganhos, é verdade. Porém, o acompanhamento é fundamental, para que não haja uma estagnação, um desinteresse e ela fique vulnerável ao ataque de Belzebu.

Jesus deu a própria vida por nós. Não há melhor Pastor que Ele.

Ele nos ungiu. Podemos ouvir, e com imensa nitidez, a voz dEle, que nos chama e nos livra dos perigos.

Para seguir esta caminhada, sempre debaixo da proteção e do amor dEle, devemos orar, meditar na Palavra e jejuar. Estas são as três armas mais poderosas que temos para nos manter em comunhão com o bom Pastor e não sofrer algum ataque inimigo.

Está escrito em 1Pedro 5:8 que "o Diabo, o inimigo de vocês, anda ao redor como leão, rugindo e procurando a quem possa devorar". Devemos vigiar e estar sempre próximos do bom Pastor. Quanto mais próximos de Jesus ficamos, mais distante Satanás e sua ralé ficará de nós. É mais do que certo.

Dito isto, fica a dica: nunca se afaste de Jesus! Se, por algum motivo, você fez isso. Não perca tempo e nem tenha medo para retornar aos cuidados dEle. Jesus morreu na cruz por você! E, se preciso fosse, faria tudo de novo caso você fosse a única ovelha dEle.

Não duvide do amor dEle por você! Esta é uma das poucas certezas que podemos ter nesta vida!

Jesus te abençoe!

Comentários

Postar um comentário