Ter dúvida não é o mesmo que ser incrédulo!



"Se, então, alguém disser: 'Vejam, aqui está o Cristo!' ou: 'Ali está ele!', não acreditem. Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão grandes sinais e maravilhas para, se possível, enganar até os eleitos" (Mateus 24:23‭-‬24).

Esta foi a recomendação dada por Jesus aos Apóstolos enquanto anunciava o fim dos tempos. 

Se analisarmos com fidelidade os versículos abaixo, veremos que Tomé foi, na verdade, obediente à Palavra e não um incrédulo como muitos o consideram e condenam.

"Tomé, chamado Dídimo, um dos Doze, não estava com os discípulos quando Jesus apareceu. Os outros discípulos lhe disseram: 'Vimos o Senhor!' Mas ele lhes disse: 'Se eu não vir as marcas dos pregos nas suas mãos, não colocar o meu dedo onde estavam os pregos e não puser a minha mão no seu lado, não crerei'" (João 20:24‭-‬25).

Viu? Tomé, aqui, foi, pra ser sincero e honesto, muito mais crente que qualquer um que, hoje, se acha e considera íntimo do Senhor! Ele obedeceu a ordem do Mestre e duvidou de quem anunciava que o Cristo estava entre eles.

Leia, agora, como foi o reencontro de Tomé e Jesus.

"Uma semana mais tarde, os seus discípulos estavam outra vez ali, e Tomé com eles. Apesar de estarem trancadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: 'Paz seja com vocês!' E Jesus disse a Tomé: 'Coloque o seu dedo aqui; veja as minhas mãos. Estenda a mão e coloque-a no meu lado. Pare de duvidar e creia”. Disse-lhe Tomé: 'Senhor meu e Deus meu!' Então Jesus lhe disse: 'Porque me viu, você creu? Felizes os que não viram e creram'" (João 20:26‭-‬29).

Há versões da Bíblia que, ao invés de "pare de duvidar e creia", diz: "não seja incrédulo, mas crente".

Ter dúvida é diferente de ser incrédulo.

Nós podemos duvidar de uma pessoa, de um acontecimento ou de uma situação futura em si. Para que a dúvida ganhe notoriedade, precisamos de uma direção, um ponto de partida, um norte, algo palpável, concreto, que abra um leque de possibilidades.

Exemplo: eu posso duvidar que o Cruzeiro conquiste a Série B do Campeonato Brasileiro deste ano. Mas a possibilidade disso acontecer existe, uma vez que ele está entre os participantes e é considerado uma grande força do nosso futebol.

Ser incrédulo, por sua vez, é você literalmente não acreditar em nada, não ter uma referência, uma opinião, uma base para sustentar aquilo que é dito.

Exemplo: eu não acredito que os animais possuam a mesma inteligência de um ser humano. Por mais que os cientistas tentem provar alguma relação ligada à parte sentimental, não há qualquer evidência de um cachorro PhD em Filosofia ou Sociologia. Logo, sou um incrédulo neste tipo de assunto.

Dito isto, Tomé duvidou por ser obediente e crente.

Que sigamos o exemplo dele e possamos exaltar Jesus ao ponto de declarar em alta voz "Senhor meu e Deus meu".

A Jesus, toda honra e toda glória!

Amém!

Comentários