Deus é Pai, por isso nos corrige com amor


"Os nossos pais humanos nos corrigiam durante pouco tempo, pois achavam que isso era certo; mas Deus nos corrige para o nosso próprio bem, para que participemos da sua santidade. Quando somos corrigidos, isso no momento nos parece motivo de tristeza e não de alegria. Porém, mais tarde, os que foram corrigidos recebem como recompensa uma vida correta e de paz" (Hebreus 12:10‭-‬11).

Quem, durante a infância, a adolescência ou até mesmo na fase adulta não foi corrigido pelos seus pais? É algo muito natural. Por serem mais experientes, mais vividos, eles vão sempre nos educar segundo o que eles enfrentaram e aprenderam com o passar dos anos e das experiências que tiveram.

Deus, por sua vez, é o Pai perfeito, assim como podemos observar nas Escrituras, mais precisamente no Evangelho de Mateus, capítulo 7, versículo 11 que diz: "Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!".

Nós somos falhos, imperfeitos, ao contrário de Deus, que criou todas as coisas e é o grande provedor. Dependemos e precisamos dEle em tudo e para tudo.

A correção de Deus nunca será para nos rebaixar ou humilhar.

O trecho destacado no evangelho de Mateus nos faz compreender que se os nossos pais terrenos nos corrigem para o nosso bem, sem querer nos rebaixar ou humilhar, Aquele que é perfeito e soberano, tampouco.

Outra coisa: há duas formas básicas e certeiras de aprendizado: pelo amor ou pela dor. Não há como escapar dessa realidade!

Seja qual for o caminho que traçarmos (dor ou amor), o certo é que o Senhor estará conosco, desde, é claro, que mostremos interesse na companhia dEle, por Ele ser quem é e não simplesmente pelo o que Ele pode fazer - e já fez - por nós!

Precisamos ser gratos, obedientes à Palavra e ama-lo de todo coração, com todo entendimento. Ele nos deu a vida, sem que fizéssemos algo que fosse merecedor de recompensa. Foi por amor, pela graça, com misericórdia e compaixão que Ele mandou o Filho dEle para a cruz, se fazer maldição, para perdoar os nossos pecados e garantir a paz, a alegria verdadeira, a salvação e a vida eterna junto dEle.

Que Jesus te abençoe!

Comentários