"O Senhor Deus falava com Moisés face a face, como alguém que conversa com um amigo. Depois Moisés voltava para o acampamento. Porém Josué, filho de Num, o moço que era o auxiliar de Moisés, ficava na Tenda" (Êxodo 33:11).
O Diácono, na igreja evangélica, é um auxiliar direto do Pastor. Alguém, portanto, que repassa aos fiéis todas as informações referentes aos eventos e às atividades programadas; que zela pela manutenção e limpeza do espaço dedicado ao culto, que realiza a verificação dos dízimos e das ofertas; que explica e tira dúvidas sobre a Palavra que é transmitida durante a pregação, dentre outras coisas.
No caso específico de Josué, ele atuava como um homem de confiança, um porta voz de Moisés, que desempenhava a função de Pastor em meio aos mais de dois milhões de israelitas. O auxílio em questão era muito mais voltado às questões militares do que às administrativas, tendo em vista o grande objetivo àquela época de conquistar a tão sonhada terra prometida.
A fidelidade de Josué foi tanta, que, após a morte de Moisés, o Senhor não hesitou e o colocou como o novo líder do povo de Israel!
O Diácono, antes de qualquer coisa, é um servo de Deus, alguém que o representa em verdade e com total responsabilidade, sem dar margem ao pecado, que se compromete completamente com a Palavra e a espelha em atitudes e comportamentos que agradam ao Senhor!
É com este grau de excelência e com esta primazia que devemos sempre estar disponíveis e atentos, para a honra e glória dEle!
Que o Senhor te abençoe e o direcione ao caminho que Ele determinar para você seguir pleno, na segurança, com sabedoria e amor à Palavra dEle!
Amém!
Comentários
Postar um comentário