Eu e a minha casa (Família) serviremos ao Senhor!



"Josué terminou, dizendo: — Portanto, agora temam a Deus, o Senhor. Sejam seus servos sinceros e fiéis. Esqueçam os deuses que os seus antepassados adoravam na Mesopotâmia e no Egito e sirvam o Senhor. Mas, se vocês não querem ser servos do Senhor, decidam hoje a quem vão servir. Resolvam se vão servir os deuses que os seus antepassados adoravam na terra da Mesopotâmia ou os deuses dos amorreus, na terra de quem vocês estão morando agora. Porém eu e a minha família serviremos a Deus, o Senhor" (Josué 24:14‭-‬15).

A família é o mais importante de todos os ministérios que possam existir relacionados ao cristianismo. É em casa, com seus pais, irmãos, esposa e filhos que você mostra e revela quem, de fato, você é.

Quando no trabalho, com amigos, na igreja, nós nos policiamos e apresentamos um comportamento sereno, equilibrado e gentil, com tempo para ouvir, falar e até opinar sobre o que se deve fazer em situações corriqueiras do dia a dia. Já em casa, esse comportamento, essa disposição nem sempre é a mesma. O cansaço, a irritação e a falta de tempo se fazem presentes. A má vontade se manifesta e, com isso, surgem as crises relacionais.

Não demora muito, as oportunidades aparecem para que o seu cristianismo seja colocado à prova, seja quanto ao seu modo de agir, se comportar ou no enfrentar as situações.

Em casa, as máscaras caem, não há espaço para superficialidades.

Quando você está em um lar cristão, há um risco ainda maior, uma vez que você terá sempre de confrontar as atitudes que você tem na igreja e em casa, para que aquele que vive com você não sinta um desequilíbrio da sua parte. Se o irmão da igreja merece atenção, seu pai, sua mãe, irmão, esposa ou marido, ainda mais.

Na igreja, você fica, em média, umas 4 horas durante a semana. Nas demais horas, quem convive com você é a sua família: o seu pai, sua mãe, irmãos, filhos, esposa, marido.

Agora, se você vive com pessoas que não são cristãs, que se apoiam em vícios como a solução para todas as coisas, para uma tristeza sem fim, é ainda mais complicado. 

Para o não cristão, que se dedica apenas aos prazeres da carne, qualquer coisa que você fale ou faça vai soar como opressor, que o deixa com o rótulo de chato, o que não se mistura.

Seja qual for a situação em si, o importante é que você demonstre amor àquele que estiver à sua volta.

Esse amor, que fique claro, não significa concordar, passar a mão na cabeça, ignorar os erros e acertos. Jesus é disciplinador. Logo, se houver algo a corrigir, que isso seja feito, mas com mansidão, com paciência, com gentileza, sem se deixar levar pelas emoções, ao ponto de agir precipitadamente e ferir com palavras, gestos o nosso próximo.

Uma coisa que tenho vigiado, e muito, é no que diz respeito à volta pra casa. Se na empresa, na igreja eu dedico o melhor de mim, em casa, eu tenho de fazer o mesmo, senão o melhor!

Logo, se você sorri, abraça, conversa com o povo no trabalho, na igreja, você tem de fazer o mesmo em casa com seus pais, com seu cônjuge. 

E mais: no caso de mãe e de esposa, que te recebe do trabalho, já com almoço preparado, roupa lavada e passada, que se preocupa se você saiu sem a blusa, o guarda-chuva, não cai a mão lavar, enxugar a louça, arrumar a mesa, a cama. É uma forma de amor também!

Enfim: nós, cristãos, temos a grande responsabilidade de fazer com que Jesus seja conhecido por todos, por intermédio do nosso agir e do nosso comportar com os de fora, mas, principalmente, com os de dentro da nossa casa!

Portanto, se você é mesmo um cristão de verdade: perdoe, ame, ajude, faça o que for preciso para que aquele que não conhece Cristo o conheça, seja salvo e não viva em meio ao pecado, à condenação. Converse, explique, compartilhe versículos, mensagens voltadas à Palavra. Ore, medite e jejue. Deixe o Espírito Santo agir. Não se preocupe com o tempo. Ele sabe quando agir!

Enquanto isso, mantenha-se no propósito, sem se desviar à esquerda ou à direita, sempre focado, para que você possa declarar, de peito aberto: Eu e a minha casa serviremos ao Senhor!

Esse é o maior dos propósitos, a essência do tudo!

Jesus abençoe a sua vida, família e casa!

Amém!

Comentários