Você está disposto a ter um coração segundo o de Deus?


"'Agora, porém', declara o Senhor, 'voltem-se para mim de todo o coração, com jejum, lamento e pranto'. Rasguem o coração e não as vestes. Voltem-se para o Senhor, o seu Deus, pois ele é misericordioso e compassivo, muito paciente e cheio de amor; arrepende-se e não envia a desgraça" (Joel 2:12‭-‬13).

"Disse Samuel: 'Você agiu como tolo, desobedecendo ao mandamento que o Senhor, o seu Deus, deu a você; se tivesse obedecido, ele teria estabelecido para sempre o seu reinado sobre Israel. Mas agora o seu reinado não permanecerá; o Senhor procurou um homem segundo o seu coração e o designou líder de seu povo, pois você não obedeceu ao mandamento do Senhor'" (1Samuel 13:13‭-‬14).

"Então o povo pediu um rei, e Deus lhes deu Saul, filho de Quis, da tribo de Benjamim, que reinou quarenta anos. Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei, sobre quem testemunhou: ‘Encontrei Davi, filho de Jessé, homem segundo o meu coração; ele fará tudo o que for da minha vontade’. “Da descendência desse homem Deus trouxe a Israel o Salvador Jesus, como prometera" (Atos 13:21‭-‬23).

"Registro da genealogia de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão" (Mateus 1:1).

Desde que eu iniciei este Guerreiro da Notícia, muitas foram as vezes em que alguém me falou: "esse Deus em que você crê é um Deus de amor". Houve quem falasse "o Deus do Persio". Fico feliz ao ouvir tais declarações, mas confesso que não me deixo impressionar. Isso porque, eu sou falho. E essa lembrança que hoje é feita como a forma de um prêmio, amanhã pode ser usada como uma forma de julgar a minha postura e o meu posicionamento diante de um erro.

Posso ousar, no entanto, em dizer que estou disposto a viver o melhor de Deus, o melhor de Jesus, com a plena consciência de que Ele me ama, que Ele provê tudo o que preciso e me defende de todo mal. Ele luta por mim, contra as potestades. Sei, também, que por tudo o que Ele fez por mim na cruz, ao me livrar da condenação, ao me ofertar a salvação e me dar, pela graça, o direito à vida eterna com Ele, devo ser grato a Ele, de modo a ser obediente à Palavra e cumprir com a boa, agradável e perfeita vontade de Deus Pai.

Depois de Jesus, se há alguém com quem me identifico, e muito, na Bíblia, é com o Rei Davi.

Nos versículos que estão destacados acima, deixei em negrito algumas partes, de propósito, para te convidar à reflexão.

Perceba, nobre leitor: Deus tem um plano perfeito. Todos somos convidados a fazer parte, e na condição de protagonistas. Aquele, no entanto, que se opõe ao plano, será excluído, e em definitivo. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o rei Saul, que desobedeceu a orientação dada pelo Senhor, por intermédio do profeta Samuel.

Saul foi advertido pelo homem de Deus, mas, mesmo sabendo que tinha errado ao não fazer a vontade do Senhor, não se arrependeu em verdade. Resultado? Morreu e perdeu o reino para Davi.

Davi, em contrapartida, era extremamente dedicado e alinhado ao que o Senhor determinou. Não à toa, o exército de Israel nunca foi derrotado, enquanto ele era o grande líder e governante. 

É verdade, também, que Davi cometeu muitos erros. Porém, ao contrário de seu antecessor, ele sempre soube reconhecer a autoridade suprema de Deus, seja na vida pessoal dele ou na condição de líder do Exército ou na de Rei e, por isso, se arrependia de coração e em verdade!

Arrepender de algo, apenas para deixar bem claro, não se trata de chorar, prometer que não cometerá mais aquele erro, mas, sim, o ato de abandonar aquela prática que desagrada a Deus, e de uma só vez, sem ficar preso àquilo.

A excelência de Davi foi tanta, que o próprio Senhor reconheceu a humildade, a sinceridade e a verdade estampadas no coração do monarca israelense, lembrado até hoje como o melhor de todos os tempos, e que é citado, com honras, na genealogia de Cristo Jesus, o Salvador!

Que, em meio a esta reflexão, possamos nos espelhar no exemplo de adoração, lealdade e comprometimento deixado por Davi, para sempre estarmos como protagonistas na execução do plano perfeito de Deus e não adotarmos uma postura que venha a desagradar ao Senhor, assim como fez Saul.

Amém!

Comentários