"Aquela água representava o batismo, que agora salva vocês. Esse batismo não é lavar a sujeira do corpo, mas é o compromisso feito com Deus, o qual vem de uma consciência limpa. Essa salvação vem por meio da ressurreição de Jesus Cristo, que foi para o céu e está do lado direito de Deus, governando os anjos, as autoridades e os poderes do céu" (1Pedro 3:21-22).
O nosso relacionamento com Jesus não está restrito a um simples distanciar do que o mundo oferece e que nos leva ao pecado. Trata-se, em verdade, de um compromisso que nos liberta de toda condenação e possibilita a salvação, o perdão, a intimidade com o Todo Poderoso e criador de todas as coisas.
Para tanto, devemos estar limpos, livres de qualquer mácula e voltados somente ao plano perfeito de Deus, do qual somos uma mera engrenagem, mas que não pode ser substituída, por ser única aos olhos dEle.
No Reino de Deus não há quem seja melhor ou mais importante que o outro. Há aquele que recebeu uma missão e que só ele pode executar, pois foi chamado para aquilo.
Entenda: você pode contar com a ajuda de Jesus, dos irmãos da igreja, dos seus familiares, mas a missão que lhe foi confiada, é uma responsabilidade da qual só você poderá cumprir.
Outra coisa: se quem te designou é santo, você deve realizar a tarefa com santidade. Por isso, deve estar limpo, purificado, livre de tudo aquilo que se chama pecado!
Eu comparo esse processo de libertação do pecado ao de uma pintura de parede.
Normalmente, quando vamos pintar uma parede é pelo fato dela estar suja, com alguma falha ou rachadura.
Essas sujeiras, falhas e rachaduras são a representação de imperfeição, da existência de pecado.
Para que a parede fique limpa e nova, precisamos de alguns elementos: massa corrida, lixa e tinta.
A massa corrida, que é colocada para embarreirar o pecado, é a Bíblia. É a partir dela que passamos a ter conhecimento da verdade, de ter interesse em um relacionamento com o Senhor e buscar mais intimidade com Ele. Práticas como as da oração e do jejum são realizadas já nesta etapa.
Depois que a massa corrida seca e o pecado não fica mais em evidência, você ainda percebe uma depressão, um resquício, que não permite que a parede fique totalmente lisa e limpa. É nesta hora que usamos a lixa.
A lixa do cristão é a comunhão com a igreja, a ida aos cultos, o fazer parte de uma célula, a interação com aqueles que também seguem a Cristo. Trata-se, portanto, da busca pelo alinhamento com o proposito de Deus. É neste momento em que tiramos todas as nossas dúvidas e dividimos com os outros o que aprendemos e vivemos.
A última das etapas é, efetivamente, a pintura.
A pintura é o equivalente à santificação. É o período em que passamos a colocar em prática todo o nosso aprendizado e vivência com Deus em um ministério, junto aos nossos familiares, aos amigos e colegas de trabalho.
Algo muito importante: a quantidade de massa corrida, de tinta e do quanto de tempo será necessário para lixar a parede, vai de pessoa para pessoa. Há situações em que o tratamento, a reforma da parede pode ser feita de uma forma mais rápida ou mais demorada. Tudo depende da relevância que o pecado tinha na sua vida e do seu interesse em se livrar dele.
Dependendo da complexidade, é necessário o acompanhamento dessa pessoa, que alguém a ajude a vencer esse problema.
Exceção feita a Jesus, que é perfeito, todos nós temos nossos pontos falhos, algo a reparar e precisamos de ajuda para isso.
Não motivo para ter vergonha!
A vergonha é se enclausurar, se afastar do corpo de Cristo - do qual você é peça fundamental - por receios e medos sobre o que vão falar e pensar a respeito.
Não tenha medo. Lembre-se do que está escrito em 2Timóteo 1:7 - "Pois o Espírito que Deus nos deu não nos torna medrosos; pelo contrário, o Espírito nos enche de poder e de amor e nos torna prudentes".
Jesus é a Palavra, o verbo encarnado!
Busque-o com amor e persistência!
Que Jesus abençoe, proteja e permita que a parede da sua vida seja pintada com um branco bem resplandecente, como é a glória dEle, para que você viva livre do pecado e em plena intimidade com Ele!
Amém!
Guerreiro da notícias que analogia maravilhosa!!!! Eu gostei demais!!!
ResponderExcluirEu gostei muito dessa analogia parabéns pelo seu trabalho!!!!
ResponderExcluir