Não confie em pessoas! Creia apenas nas Escrituras!


"Lembrem que a paciência do nosso Senhor é uma oportunidade para vocês serem salvos. Pois o nosso querido irmão Paulo, com a sabedoria que Deus lhe deu, escreveu a vocês sobre esse assunto. E foi isso mesmo que ele disse em todas as suas cartas quando escreveu a respeito disso". 

"Nas cartas dele há algumas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e os fracos na fé explicam de maneira errada, como fazem também com outras partes das Escrituras Sagradas. E assim eles causam a sua própria destruição". 

"Mas vocês, meus amigos, já sabem disso. Portanto, tomem cuidado para não serem levados pelos erros de pessoas imorais e para não caírem da sua posição segura. Porém continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Glória a ele, agora e para sempre! Amém!" (2Pedro 3:15‭-‬18).

A Bíblia é composta por 66 livros, que foram escritos por volta de 40 autores diferentes.

Se pararmos para analisar, veremos que há intervalos grandes entre os textos e seus respectivos autores.

Ainda assim, não há o que ser questionado a partir das Escrituras. Ela é totalmente interligada e inspirada por Deus. Nada do que há nela foi, em algum momento, desmentido!

Fiz este breve alerta, apenas para que o nobre e amado leitor compreenda a necessidade de considerarmos muito mais o que está escrito em toda a Bíblia do que alguma declaração feita por este ou aquele Pastor, Diácono ou Mestre.

Nossa postura, portanto, deve ser como a adotada pelos crentes de Bereia: "As pessoas dali eram mais bem-educadas do que as de Tessalônica e ouviam a mensagem com muito interesse. Todos os dias estudavam as Escrituras Sagradas para saber se o que Paulo dizia era mesmo verdade" (Atos 17:11).

Dito isto, peço a você que siga esta recomendação: Não acredite simplesmente no que é publicado neste espaço ou nas minhas redes sociais. Busque a resposta na Palavra. Ela é a chave que abre todas as portas.

Outra coisa muito importante: há muitas versões da Bíblia para serem lidas e apreciadas. Para quem é novo convertido e busca um texto mais simples, a minha dica é para que você leia ou a Nova Versão Internacional (NVI) ou a Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH).

Para os que gostam de um linguajar mais rebuscado, considerado culto, as opções são para a leitura das versões Almeida Revista e Atualizada (ARA) e Almeida Revista e Corrigida (ARC).

Outra boa dica é a versão da Nova Almeida Atualizada (NAA), que transita entre uma linguagem mais simples com a uma mais rebuscada.

Seja qual for a escolha que você faça, o importante é identificar que não há mudança de sentido ou na mensagem que é levada. Se houver qualquer tipo de alteração, adaptação, denuncie, pois se trata de uma versão criminosa, que não condiz com a verdade.

Se for comprar ou pesquisar alguma Bíblia de Estudos, procure saber sobre a abordagem que é dada, qual a referência usada. Na dúvida, consulte o seu Pastor, para saber da legitimidade daquele material, se é, de fato, confiável ou não.

E lembre-se: confiável, de fato, só a Palavra de Deus!

Jesus te abençoe!

Comentários