Quando o caminho mais fácil não te leva à paz com Jesus!


"Quando o faraó deixou sair o povo, Deus não o guiou pela rota da terra dos filisteus, embora esse fosse o caminho mais curto, pois disse: 'Se eles se defrontarem com a guerra, talvez se arrependam e voltem para o Egito'". 

"Assim, Deus fez o povo dar a volta pelo deserto, seguindo o caminho que leva ao mar Vermelho. Os israelitas saíram do Egito preparados para lutar. Moisés levou os ossos de José, porque José havia feito os filhos de Israel prestarem um juramento, quando disse: 'Deus certamente virá em auxílio de vocês; levem então os meus ossos daqui'". 

"Os israelitas partiram de Sucote e acamparam em Etã, junto ao deserto. Durante o dia o Senhor ia adiante deles, numa coluna de nuvem, para guiá-los no caminho, e de noite, numa coluna de fogo, para iluminá-los, e assim podiam caminhar de dia e de noite. A coluna de nuvem não se afastava do povo de dia; nem a coluna de fogo, de noite" (Êxodo 13:17‭-‬22).

Nós, brasileiros, temos por hábito buscar a solução dos nossos problemas sempre do modo mais fácil e rápido. Não é segredo que essa metodologia é muito arriscada e pode resultar em atitudes precipitadas e indesejáveis.

Isso acontece por sermos um povo muito ansioso, que quer tudo pra ontem e não se satisfaz com nada. Sempre lutamos por um modelo de vida perfeito, com dinheiro, carro do ano, um casamento sem crises e um bom emprego, que permita realizar viagens inusitadas.

O grande problema é que muitos se frustam nessa busca e, para compensar isso, buscam sempre por um culpado.

É necessário, portanto, que, em muitos dos casos, sejamos cuidadosos, mesmo que isso resulte em uma demora, para agir com prudência, certeza e eficiência, de modo a cometer o mínimo de falhas possíveis e imagináveis.

Há casos, em que o Espírito Santo nos serve de alerta, nos orienta.

Comigo, mesmo, ocorreu algo assim.

Quando meu celular foi furtado, o Espírito Santo me alertou: não vá de ônibus, fale com sua esposa para pedir um Uber. Eu estava com pressa de voltar pra casa, e como estava próximo ao ponto de ônibus, não hesitei em o pegar.

Sabe qual foi o resultado? 

O ônibus estava lotado, sem condições para que eu ficasse em um lugar seguro. Pegaram meu celular, sem que eu percebesse, e ainda abriram minha mochila.

Há quem diga, numa situação como esta, que foi "castigo de Deus". Eu não concordo. Foi um ato de imprudência da minha parte. Se tivesse ouvido o Espírito Santo, não teria vivido esse contratempo.

Enfim, foi um aprendizado mais que valioso pra mim, para, numa próxima vez, ficar atento ao que Ele fala comigo, e obedecer, colocar em prática a vontade dEle.

Este foi um exemplo claro de precipitação da minha parte. Quis resolver do modo mais rápido, quando podia ter esperado um pouco mais e realizar a coisa do modo certo, que agradasse a Deus.

Escrevo isto, não simplesmente para deixar meu testemunho, mas, para deixar claro que não sou e estou longe de ser alguém perfeito! Tenho minhas falhas, também, e elas são muitas!

Para encerrar, quero deixar minha oração, para que Jesus abençoe a sua vida e permita experiências com Ele, assim como eu tive e tenho, mas que você possa agir segundo a boa, agradável e perfeita vontade de Deus, para não contraria-lo e nem se meter em apuros gratuitamente!

Amém!

Comentários