O que consta na sua lista de pedidos a Jesus?


"Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês poderão dizer a este monte: “Levante-se e jogue-se no mar.” Se não duvidarem no seu coração, mas crerem que vai acontecer o que disseram, então isso será feito. Por isso eu afirmo a vocês: quando vocês orarem e pedirem alguma coisa, creiam que já a receberam, e assim tudo lhes será dado. E, quando estiverem orando, perdoem os que os ofenderam, para que o Pai de vocês, que está no céu, perdoe as ofensas de vocês. [Se não perdoarem os outros, o Pai de vocês, que está no céu, também não perdoará as ofensas de vocês.]" (Marcos 11:23‭-‬26).

Na passagem em destaque, Jesus nos alerta para três coisas no momento em que orarmos: temos voz de comando e autonomia para pedir o que quisermos; precisamos demonstrar nossa fé naquilo que pedimos e na resposta dEle; devemos ser obedientes à Palavra de Deus.

Na maioria das vezes, quando se fala em oração, lembramos quase que de imediato daquela lista sem fim de pedidos e necessidades que temos e que precisa ser atendida com urgência, sem a possibilidade de espera.

É aceitável e bastante compreensível que dediquemos parte da nossa oração para apresentar nossos pedidos, relatar nossas angústias e pedir direção sobre assuntos do nosso cotidiano. Entretanto, a oração, como um todo, não deve ser usada somente como uma ferramenta de tratamento daquilo que queremos e precisamos.

Temos de compreender que o orar é muito mais amplo do que imaginamos. Nós contamos com uma poderosa arma de comunicação, e direta com Deus, nas nossas mãos, em que podemos tratar sobre muito mais coisas que o simples manifesto das nossas expectativas sobre um determinado assunto.

Ao orar nós nos expomos, mostramos quem realmente somos. Como cristãos, é o instante mais apropriado para mostrar a Deus que não estamos interessados em resolver apenas o que nos aflige, para satisfazer o nosso ego, mas buscar resposta para as necessidades do nosso próximo, de acordo com as expectativas e interesses dele.

É claro que, na oração, o nosso Deus também deve ser revetenciado, exaltado. Afinal, tudo o que somos e temos é por intermédio dEle. A realização de tudo o que desejamos também depende dEle. Por isso, não há outra possibilidade para nós, além de sermos totalmente dependentes dEle.

Esta dependência, insisto, não diz respeito às bençãos que Ele nos concede em oração, mas àquela que Ele já nos deu ao morrer na cruz e nos perdoar pelos pecados praticados.

Esclarecido isto, apresento mais um ponto essencial, indispensável para qualquer oração, da mais simples à mais rebuscada: a gratidão. Não podemos deixar de agradecer a Jesus, de reconhecer a soberania dEle, de nos prostrar diante dEle.

Não quero, com este texto, apresentar uma fórmula mágica para uma boa oração, para que ela seja eficaz e seja respondida. Quero, apenas, que você, meu nobre e amado leitor, entenda que até para orar há uma estrutura, pontos que não podem ser deixados de lado.

Encare este texto, portanto, como uma dica que pode te direcionar no orar, para ter mais intimidade com Deus e ampliar sua visão, ao olhar pela necessidade do seu próximo!

Outra coisa: O fato da oração ser respondida de imediato, daqui um dia, um ano ou uma década, não depende apenas deste modelo que é apresentado, mas daquilo que você trás no coração, em verdade, e se isso está, ou não, alinhado à boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Não se preocupe e nem tenha medo ou se sinta rejeitado. A resposta pode demorar, mas ela sempre vem! Deus não nos deixa no relento, no esquecimento. Ele responde a tudo o que pedimos. No tempo dEle, mas responde!

Para encerrar, quero destacar que o que não podemos fazer é nos afastar dEle! Temos de sempre estar em comunhão com Ele, por intermédio da oração, da meditação da Palavra e do jejum.

Para os apressadinhos, que se descabelam e se acham injustiçados, um último recado: há situações em que a resposta de Deus não depende essencialmente dEle, mas daquilo que realizamos ao longo da caminhada.

É necessário que continuemos a caminhada junto dEle, para estarmos preparados no momento em que a resposta vier, e aproveitarmos da benção em sua totalidade, sem ter de, antes, passar por ajustes ou enfrentar um período ainda maior de espera.

Glória a Jesus pela tua vida!

Um forte abraço e um grande beijo!

Comentários