O que podemos fazer do nosso livre arbítrio?



"— Hoje estou deixando que vocês escolham entre o bem e o mal, entre a vida e a morte. Se vocês obedecerem aos mandamentos do Senhor, nosso Deus, que hoje eu estou dando a vocês, e o amarem, e andarem no caminho que ele mostra, e cumprirem todas as suas leis e todos os seus mandamentos, vocês viverão muito tempo na terra que vão invadir e que vai ser de vocês. E Deus os abençoará e lhes dará muitos descendentes. Porém eu lhes afirmo hoje mesmo que, se abandonarem a Deus e não quiserem obedecer e se caírem na tentação de adorar e servir outros deuses, nesse caso vocês serão completamente destruídos e não viverão muito tempo na terra que estão para possuir no outro lado do rio Jordão".

"Neste dia chamo o céu e a terra como testemunhas contra vocês. Eu lhes dou a oportunidade de escolherem entre a vida e a morte, entre a bênção e a maldição. Escolham a vida, para que vocês e os seus descendentes vivam muitos anos. Amem o Senhor, nosso Deus, obedeçam ao que ele manda e fiquem ligados com ele. Assim vocês continuarão a viver e viverão muitos anos na terra que o Senhor Deus jurou que daria aos nossos antepassados Abraão, Isaque e Jacó" (Deuteronômio 30:15‭-‬20).

Querido e amado leitor, não há como fugir dessa realidade mais que bíblica e anunciada pelo Senhor. Desde a entrada do pecado no mundo, temos o conhecimento do bem e do mal e a total liberdade para escolher um destes caminhos, sem que haja qualquer espécie de impedimento.

O livre arbítrio, como é chamado esse "direito adquirido", portanto, sempre fará com que as nossa escolhas sejam a favor ou contra a vontade de Deus e aos princípios inegociáveis estabelecidos por Ele.

É exatamente nesta autonomia para decidir o que e o como fazer é que mora o perigo.

Nós somos herdeiros de Adão e Eva, que foram enganados pela serpente, e permitiram a existência do pecado. Logo, ao nascer, já somos identificados como pecadores. Não há como escapar disso!

Se você tiver alguma dúvida sobre isso, basta analisar o comportamento e a atitude de um bebê ao começar a falar. Uma de suas primeiras falas é o tradicional "é meu!" Isso demonstra, logo de cara, um egoísmo, ainda que ele não tenha total entendimento disso. Como bem sabemos, o egoísmo é pecado! Percebeu?

Antes de qualquer coisa, e inclusive para a compreensão total deste texto, é necessário que você reconheça o significado exato do que é pecado.

Pecado é tudo aquilo que vai contrário ao que está escrito na Bíblia, que representa a vontade de Deus! Ou seja: você pecar é rejeitar o Senhor, o nosso Salvador, que tudo fez e ainda faz por nós, sem que haja qualquer merecimento da nossa parte para tanto.

Jesus é o segundo Adão, aquele que veio nos resgatar das profundezas do inferno, onde estávamos atolados em meio aos pecados e à condenação eterna, tendo a companhia nada agradável de Satanás, também conhecido por Pai da mentira!

Graças ao sangue de Jesus derramado na cruz do calvário, hoje estamos livres de toda e qualquer condenação, com o direito à vida eterna e a possibilidade da salvação.

Digo possibilidade, por ser algo que não depende exclusivamente do agir de Jesus. É necessário que haja o interesse da nossa parte nessa busca pela salvação. Para tanto, temos de nos santificar, seguir os passos dEle e demonstrar total disposição e empenho para cooperar com o plano perfeito elaborado pelo Altíssimo!

Isso implica na chamada mudança de vida (metanoia), que nos faz abandonar as práticas antigas, para adotar uma nova postura, que nos lava de todos os pecados e nos deixa mais parecidos com Cristo Jesus!

Quem se dedicar a essa santificação, que também nos aproxima cada vez mais do trono da graça e da justiça, terá pela frente um único caminho, com uma só verdade e vida.

Jesus é o caminho, a verdade e a vida!

Dito isto, sempre que você tiver qualquer dúvida sobre o que fazer ou como proceder diante de um fato, independente qual seja, corra para a Palavra de Deus! Ela é a nossa carta magna! Todas as respostas que tanto precisamos estão nela. Basta procurar, ler, meditar e por em prática!

Faça da bíblia a sua melhor e mais importante amiga! Leia, medite, ore jejue sobre tudo o que há nela! Traga ela para o seu dia, para a sua vida e decida sempre, com seu livre arbítrio, pela vontade de Deus, que é boa, agradável e perfeita!

Jesus te abençoe!

Comentários