Qual, em verdade, é o tamanho da sua fé?

 

1- "Quando Jesus entrou na cidade de Cafarnaum, um oficial romano foi encontrar-se com ele e pediu que curasse o seu empregado. Ele disse: — Senhor, o meu empregado está na minha casa, tão doente, que não pode nem se mexer na cama. Ele está sofrendo demais. — Eu vou lá curá-lo! — disse Jesus. O oficial romano respondeu: — Não, senhor! Eu não mereço que o senhor entre na minha casa. Dê somente uma ordem, e o meu empregado ficará bom. Eu também estou debaixo da autoridade de oficiais superiores e tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Digo para um: “Vá lá”, e ele vai. Digo para outro: “Venha cá”, e ele vem. E digo também para o meu empregado: “Faça isto”, e ele faz. Quando Jesus ouviu isso, ficou muito admirado e disse aos que o seguiam: — Eu afirmo a vocês que isto é verdade: nunca vi tanta fé, nem mesmo entre o povo de Israel!" (Mateus 8:5‭-‬10).

2- "Quando os discípulos atravessaram para o lado leste do lago, esqueceram de levar pão. Jesus disse: — Fiquem alertas e tomem cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus. Aí os discípulos começaram a dizer uns aos outros: — Ele está dizendo isso porque não trouxemos pão. Jesus ouviu o que eles estavam dizendo e perguntou: — Por que é que vocês estão conversando por não terem pão? Como é pequena a fé que vocês têm! Ainda não entenderam? Não lembram dos cinco pães que eu parti para cinco mil homens? Quantos cestos vocês encheram? E aqueles sete pães para quatro mil homens? Quantos cestos vocês encheram? Vocês não entendem que eu não estou falando a respeito de pães? Tenham cuidado com o fermento dos fariseus e dos saduceus!" (Mateus 16:5‭-‬11).

Apesar da aparente liberdade para uma comparação entre as duas passagens bíblicas que estão em destaque logo acima, o intuito em si, aqui, é outro, e bem diferente. Por mais que em ambas as situações tenham estipulado um valor (maior e menor) para estabelecer a nossa fé, a verdade é que ela não é um objeto, algo que possa ser medida com régua, compasso e transferidor.

De acordo com o que está escrito em Hebreus 11:1, na tradução da Nova Versão Internacional - NVI - "a fé é a certeza daquilo que esperamos e a prova das coisas que não vemos". Ou seja: nos esperamos por Jesus, logo, temos de ter a certeza da volta dEle; quanto à prova das coisas que não vemos: não enxergamos as Promessas de Deus, mas sabemos que elas existem, assim como os milagres.

Outra, e muito importante: está escrito em Hebreus 11:6 que "sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam".

Dito isto, podemos declarar, e sem medo de errar, que a fé é, antes de qualquer coisa, uma necessidade, um bem precioso, um mandamento, e não um elemento que pode representar algum parâmetro matemático ou escalonado.

Se for para atribuir algum valor à fé, apelo à parábola do grão de mostarda, que encontramos no Evangelho de Marcos, no capítulo 4, dos versículos 30 a 34, que você vê logo abaixo:

"Novamente ele [Jesus] disse: 'Com que compararemos o Reino de Deus? Que parábola usaremos para descrevê-lo? É como um grão de mostarda, que é a menor semente que se planta na terra. No entanto, uma vez plantado, cresce e se torna uma das maiores plantas, com ramos tão grandes que as aves do céu podem abrigar-se à sua sombra”. Com muitas parábolas semelhantes Jesus lhes anunciava a palavra, tanto quanto podiam receber. Não lhes dizia nada sem usar alguma parábola. Quando, porém, estava a sós com os seus discípulos, explicava-lhes tudo".

Resumo da ópera: a nossa fé é gradativa e possui um caráter inquestionável e transformador. Ela nasce pequena, como um grão de mostarda, a menor semente existente. Porém, se nos santificarmos, buscarmos o Senhor em oração, meditação da Palavra e jejum, nos alimentarmos dos frutos do Espírito, para sermos mais parecidos com Cristo Jesus, mais fé teremos e mais próximos do trono da eterna graça e justiça estaremos!

Portanto, alimente s sua fé, invista na sua santidade, no seu relacionamento com Jesus, para que você tenha cada vez mais intimidade e fé com o Todo Poderoso!

Jesus te abençoe!

Comentários