"Se o cristianismo é, de fato, uma realidade para você, ele vai te confrontar e te corrigir em algum momento da sua vida" - Timothy Keller
Querido e nobre leitor, não sei para você, mas, sempre que ouço ou leio a frase em destaque, dita pelo Pastor Timothy Keller, que nasceu nos Estados Unidos e é o autor de obras como "Ego transformado" e "O significado do casamento", fico bastante incomodado, ao ponto de realizar, comigo mesmo, uma avaliação das mudanças que o Evangelho realizaram no meu dia a dia, e que continuam a fazer - ou não!
É de suma importância que realizemos tal avaliação. Ainda mais se considerarmos que o Evangelho em si já propõe uma mudança de vida, também conhecida por metanoia, na qual somos submetidos à santificação, a um convívio maior com a Palavra de Deus e com o próprio Deus, a partir da oração, da meditação e do jejum.
Devemos nos policiar ao máximo e levar em conta que a Bíblia não é um conto de fadas, mas algo bem real, que aconteceu, ainda acontece, e não deixará de acontecer ao longo da nossa passagem por este mundo. Tudo o que há nela é verdade, tem um início e um fim. Para tanto, temos de nos adequar a isso tudo!
Desconheço o autor da frase que coloco a seguir, mas, a trato como acertiva à minha vida: "Lendo a Bíblia, encontrei muitos erros. Todos eles em mim!". É essa a visão que temos de ter em mente, enquanto estivermos em meio ao processo de transformação, da metanoia.
E quer saber mais? Não pense você, que o fato de decidir seguir os passos de Jesus o tornará alguém perfeito, inquestionável! Não! A perfeição pertence a Cristo Jesus apenas. Quanto a nós, que tivemos origem no pecado, podemos - e devemos - nos esforçar ao máximo para chegar perto do que Jesus é.
Essa caminhada, como já escrevi em outras oportunidades, não é das mais fáceis, mas vale muito a pena, uma vez que, nela, alcançamos a liberdade em relação aos males que este mundo oferece como prioridade e verdade.
Outra coisa: Não determine um tempo ou uma situação específica para que o Evangelho seja percebido e colocado em prática na sua vida, junto aos seus! Vá no seu ritmo, um passo por vez, sem pressa! O importante, de fato, é o você não desistir e ser constante! O restante, vem com o tempo, com suas experiências de vida com Jesus!
Para facilitar um pouco, pense no relacionamento com Deus como num ano letivo, mas sem a preocupação de um tempo para ser efetivado. Apoie-se apenas na estrutura da ideia que implica em se relacionar com Ele, aprender mais da Palavra dEle, a colocar em prática e ser avaliado por isso!
O relacionar com Deus, você realiza a partir da oração; o aprendizado, com a leitura, a meditação da Palavra e o jejum; o colocar em prática representa o resultado desse aprendizado, os frutos que são gerados; já a avaliação, é quando Deus te molda à vontade dEle, para que você seja aperfeiçoado e frutifique ainda mais, de modo a ficar livre de toda e qualquer impureza!
Para ilustrar a tão temida prova, convido o leitor a meditar nas passagens de Jeremias 18, em que é falado sobre a casa do oleiro, que transforma o barro naquilo que ele bem quiser, para a finalidade que quiser; e na de João 15, sobre a videira verdadeira, em que é citada a poda dos galhos que não dão frutos, para que eles não afetem o desenvolvimento e a frutificação dos demais!
A princípio, a ideia que alguém tem plenos poderes para nos transformar ou que podemos ser podados, assusta um pouco, é verdade! Porém, com o tempo, verificamos que isso é parte fundamental do processo que nos aprimora e nos deixa mais próximos de Deus Pai e, por isso, vale a pena!
Jesus abençoe e ilumine a sua vida!
Comentários
Postar um comentário