Defenda quem necessita de ajuda! Obedeça o mandamento!


"Fale a favor daqueles que não podem se defender. Proteja os direitos de todos os desamparados. Fale por eles e seja um juiz justo. Proteja os direitos dos pobres e dos necessitados" (Provérbios 31:8‭-‬9).

Se analisarmos os versículos em destaque neste texto, com todo o cuidado que ele merece, veremos que a mensagem estampada nele é a mesma que Jesus cumpriu na cruz do calvário por nós!

Ele falou ao meu e ao seu favor. Não tínhamos e não temos como nós defender, senão por intermédio dEle, que perdoou nossos pecados e nos livrou de toda e qualquer condenação!

Estávamos desamparados. Mas, direitos?! Quais tínhamos? Não tínhamos como exigir nada! Somos pecadores. Não fosse por Cristo, a nossa única certeza seria a morte eterna!

Quanto ao ser um juiz justo, nós somos justificados, não justos. O único juiz justo é Jesus! Leia João 8.

Sobre os pobres e necessitados, Jesus não argumenta necessariamente aos que são desfavorecidos financeiramente, mas aos humildes, também citados como "pobres de espírito", em algumas versões da Bíblia, mais precisamente em Mateus 5:3, quando é relatado o início do sermão da montanha.

A necessidade não é de recursos, pois estes foram todos providos antes da nossa criação. O ponto em questão é sobre a ausência que muitos sentem. O vazio que muitos reclamam e tentam preencher com coisas supérfluas e passageiras, como bebida, drogas e outras tantas distrações que nos afastam do caminho de Deus!

Essa necessidade, no entanto, é de Deus e não de bens materiais.

Se ruminarmos com calma e cuidado, veremos que,em verdade, Provérbios 31:8-9 quer nos levar unicamente aos braços de Deus Pai, assim como toda a Palavra, que é o caminho, a verdade e a vida!

Ore, medite, jejue!

Invista na sua santidade, tenha intimidade com o Senhor!

E viva sempre o melhor dEle, hoje e sempre!

Amém!

Comentários