Lance a semente no solo e deixe que o Espírito faça o restante!


"Muitos samaritanos daquela cidade creram em Jesus porque a mulher tinha dito: “Ele me disse tudo o que eu tenho feito.” Quando os samaritanos chegaram ao lugar onde Jesus estava, pediram a ele que ficasse com eles, e Jesus ficou ali dois dias. E muitos outros creram por causa da mensagem dele. Eles diziam à mulher: — Agora não é mais por causa do que você disse que nós cremos, mas porque nós mesmos o ouvimos falar. E sabemos que ele é, de fato, o Salvador do mundo" (João 4:39‭-‬42).

Há vezes em que não basta o nosso falar e agir ou o nosso exemplo de bida. A pessoa que recebe a Palavra de Deus pode também necessitar de algo mais prático, inquestionável, para que ela se envolva e busque Jesus de todo coração. Como cristãos, devemos respeitar esse momento, até o agir e a intervenção direta do Espírito, que trará o entendimento completo do significado do Evangelho da Paz.

Em Mateus 28:19-20, Jesus nos convoca para divulgar o Evangelho às Nações, para que todos o conheça. Essa divulgação é o jogar a semente no solo. Quem receber a Palavra é o solo que recebe a semente. O agir da semente, vai depender do solo. Se a pessoa estiver disposta a saber mais sobre Jesus, ela será um terreno fértil, que será irrigada com a Palavra e alimentada pela raiz e pelo caule, que é Jesus, e é cuidado pelo agricultor, Deus Pai.

Para melhor ilustrar essa verdade, transcrevo abaixo parte capítulo 15 do Evangelho de João, em que o próprio Jesus se apresenta como a videira verdadeira.

"Jesus disse: — Eu sou a videira verdadeira, e o meu Pai é o lavrador. Todos os ramos que não dão uvas ele corta, embora eles estejam em mim. Mas os ramos que dão uvas ele poda a fim de que fiquem limpos e deem mais uvas ainda. Vocês já estão limpos por meio dos ensinamentos que eu lhes tenho dado. Continuem unidos comigo, e eu continuarei unido com vocês. Pois, assim como o ramo só dá uvas quando está unido com a planta, assim também vocês só podem dar fruto se ficarem unidos comigo. — Eu sou a videira, e vocês são os ramos. Quem está unido comigo e eu com ele, esse dá muito fruto porque sem mim vocês não podem fazer nada" (João 15:1‭-‬5).

Ou seja: podemos anunciar, divulgar a Palavra, entretanto, o agir dela na vida de quem a recebe não é algo que depende de nós, mortais e pecadores, mas do Espírito Santo de Deus, que possui poder e autonomia para isso.

Está escrito e somos orientados em Filipenses 2:5-11; "Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar que Cristo Jesus tinha: Ele tinha a natureza de Deus, mas não tentou ficar igual a Deus. Pelo contrário, ele abriu mão de tudo o que era seu e tomou a natureza de servo, tornando-se assim igual aos seres humanos. E, vivendo a vida comum de um ser humano, ele foi humilde e obedeceu a Deus até a morte — morte de cruz. Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nele o nome que é o mais importante de todos os nomes, para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai".

Por isso, tudo o que fazemos é dEle, por Ele e para Ele!

É Ele quem age e provoca a transformação, trás a vida e nos dá esperança!

É Ele a cura, a provisão, o amor maior e pleno!

Não há outro como Ele!

Há um único e soberano Jesus!

Aleluia!!!

Comentários