Obedeça ao Senhor e Ele nunca o deixará desamparado!


"Então Josué reuniu o povo das tribos de Rúben, de Gade e de Manassés do Leste e disse: — Vocês têm feito tudo o que Moisés, servo do Senhor, mandou e têm obedecido a todas as minhas ordens também. Durante todo esse tempo, até hoje, vocês não abandonaram os seus irmãos israelitas. Vocês têm obedecido com cuidado aos mandamentos do Senhor".

"Agora o Senhor, o Deus de vocês, deu aos seus irmãos israelitas a paz, como havia prometido. Voltem, pois, para a terra que vocês conquistaram do outro lado do rio Jordão, a terra que Moisés, servo do Senhor, lhes deu. Obedeçam com muito cuidado ao mandamento e à lei que Moisés, servo do Senhor, lhes deu. Amem o Senhor, o Deus de vocês, façam a vontade dele, obedeçam aos seus mandamentos, fiquem ligados com ele e o sirvam com todo o coração e com toda a alma" (Josué 22:1‭-‬5).

Quando leio o livro de Josué, já nessa parte final, em que é relatada a distribuição da terra prometida às tribos de Israel, faço imediatamente uma alusão ao que, em verdade, representa todo o processo de santificação, que nos aproxima da vida eterna, junto a Cristo Jesus.

No primeiro momento, ainda sob o comando de Moisés, o povo de Israel teve conhecimento da existência de um Deus sem rosto, vivo e eterno, que é Poderoso, misericordioso e amoroso.

Ainda assim, muitos se mostraram arredios e morreram no deserto, como consequência do pecado que cometeram.

Da primeira geração de israelitas que foi liberta da escravidão no Egito, após 430 anos, apenas Josué (da tribo de Efraim), e Calebe (da tribo de Judá), chegaram à terra prometida ao Pai da fé, Abraão.

Como está escrito em Mateus 22:14, "muitos são chamados, mas poucos são escolhidos".

A escolha é uma decisão que não pode ser tomada por terceiros, mas apenas por aquele que a tem pela frente. E esta, como em tudo na vida, pode ser para o bem ou para o mal; contra Deus ou a favor dEle!

A metanoia, também chamada mudança de vida, é, por assim dizer, o momento em que ocorre o atrito entre o santo e o profano; a carne e o espírito; no qual damos realmente conta de quem somos e que nada podemos sem a proteção e o amor de Deus!

O descobrir a verdade e o tomar posse dela é um processo muito delicado e libertador, que pode causar sofrimento também. São muitas as coisas das quais temos de nos livrar, jogar no latão de lixo, para nunca mais nos envolver e apegar!

Esta é uma etapa das mais importantes, em que nos esvaziamos do nosso "eu", ignoramos nossas vontades e damos lugar ao Espírito Santo de Deus, para que Ele faça morada em nós e seja o nosso Auxiliador, Conselheiro e Consolador até o nosso último suspiro!

Valores, riquezas, enganos tentam nos acorrentar ao longo dessa jornada!

Somos tentados, analisados pelo inimigo a todo tempo.

A nossa paz e a nossa vida, no entanto, são obtidas na cruz do calvário, onde Cristo Jesus derramou seu sangue para nos lavar de toda impureza e perdoar os pecados, para que tenhamos o direito - pela graça - à vida eterna, junto dEle, na terra prometida em que somente os escolhidos poderão viver.

Jesus é o nosso Moisés, o libertador e Redentor!

Graças a Ele temos a chance da salvação!

Para obtê-la, temos de nos santificar a todo instante!

Quanto mais nos santificarmos, mais parecidos com Jesus ficaremos e mais próximos do trono da graça estaremos!

Não se entregue aos prazeres e às facilidades deste mundo. Quem procede deste modo, morre no deserto e fica no esquecimento, engolido pelas tempestades de areia!

Não se rebele!

Permaneça firme na caminhada, assim como fez Josué e Calebe, que continuaram nas pegadas de Cristo e colocaram as plantas de seus pés na terra que hoje é a nação de Israel!

Que o meu Deus te abençoe e guarde, no nome santo de Jesus!

Amém!

Comentários