Seja fiel e obediente ao Senhor! Ele sempre estará com você!


"Se você me servir com um coração sincero e honesto como Davi, o seu pai, serviu e, se obedecer às minhas leis e ordens e fizer tudo o que eu mandar, então eu cumprirei a promessa que fiz a Davi, o seu pai, quando lhe disse que Israel sempre seria governado pelos descendentes dele."

"Mas, se você ou os seus descendentes deixarem de me seguir, se desobedecerem às leis e aos mandamentos que eu lhes dei e se adorarem e servirem outros deuses, então eu arrancarei Israel, o meu povo, da terra que lhe dei. E também abandonarei este Templo que separei para ser o lugar onde devo ser adorado. Aí todos os povos vão desprezar e zombar de Israel" (1Reis 9:4‭-‬7).

O trecho em destaque acima corresponde a uma parte apenas da resposta de Deus à oração feita por Salomão, pouco depois de concluída a obra do templo em que foi abrigada a arca da aliança.

O templo de Salomão foi, a princípio, um desejo plantado no coração de Davi, seu pai, indignado por poder morar em um palácio, repleto de luxos, riquezas, enquanto a arca da aliança perigrinava de canto em canto, sem um local digno e honroso para habitar.

O Senhor se sentiu honrado com a preocupação externada por Davi, mas não permitiu que ele construísse o templo, uma vez que o então rei de Israel era um guerreiro valente, que sempre saiu vencedor dos embates e, por isso, matou todos os que tentavam o afrontar.

O templo era um local santo e, por isso, não podia ser erguido por alguém que derramou tanto sangue.

Durante o reinado de Salomão, Israel viveu anos de paz, de tranquilidade, sem guerras, batalhas. Razão pela qual o filho de Davi foi o escolhido para a construção do templo, com um rico e vasto material, boa parte dele arrecadado por Davi.

A história de Davi, pra mim, é uma das mais lindas e didáticas em toda a Bíblia. Amo como ele se relacionava com Deus, como ele compunha os salmos e defendia as fronteiras de Israel com verdadeiro amor e empenho. Salomão, seu filho com Bate-Seba, a viúva de Urias, foi o rei mais sábio em todos os tempos. Até hoje nunca houve quem fosse superior a ele e nem haverá, segundo o próprio Deus.

O mais interessante aqui é que Salomão pode desfrutar de uma total paz e harmonia, não apenas pela sabedoria adquirida, mas pela herança deixada por seu pai, que era totalmente fiel e obediente ao Senhor!

É como está escrito em Deuteronômio 7:9 - "Lembrem que o Senhor, nosso Deus, é o único Deus. Ele é fiel e mantém a sua aliança. Ele continua a amar, por mil gerações, aqueles que o amam e obedecem aos seus mandamentos".

Não à toa, da raiz de Davi, o filho de Jessé, nasceu o Cristo, o nosso Redentor e único Deus!

A Jesus, o meu Deus, toda honra e toda glória!

Amém!

Comentários