Aquele que investe no Reino de Deus é recompensado!


"Na minha vida em união com o Senhor, fiquei muito alegre porque vocês mostraram de novo o cuidado que têm por mim. Não quero dizer que vocês tivessem deixado de cuidar de mim; é que não tiveram oportunidade de mostrar esse cuidado. Não estou dizendo isso por me sentir abandonado, pois aprendi a estar satisfeito com o que tenho. Sei o que é estar necessitado e sei também o que é ter mais do que é preciso. Aprendi o segredo de me sentir contente em todo lugar e em qualquer situação, quer esteja alimentado ou com fome, quer tenha muito ou tenha pouco". 

"Com a força que Cristo me dá, posso enfrentar qualquer situação. Mesmo assim vocês fizeram bem em me ajudar nas minhas aflições. Vocês, filipenses, sabem muito bem que, quando eu saí da província da Macedônia, nos primeiros tempos em que anunciei o evangelho, a igreja de vocês foi a única que me ajudou. Vocês foram os únicos que participaram dos meus lucros e dos meus prejuízos. Em Tessalônica, mais de uma vez precisei de auxílio, e vocês o enviaram. Não é que eu só pense em receber ajuda. Pelo contrário, quero ver mais lucros acrescentados à conta de vocês". 

"Aqui está o meu recibo de tudo o que vocês me enviaram e que foi mais do que o necessário. Tenho tudo o que preciso, especialmente agora que Epafrodito me trouxe as coisas que vocês mandaram, as quais são como um perfume suave oferecido a Deus, um sacrifício que ele aceita e que lhe agrada. E o meu Deus, de acordo com as gloriosas riquezas que ele tem para oferecer por meio de Cristo Jesus, lhes dará tudo o que vocês precisam. Ao Deus e Pai seja dada glória para todo o sempre! Amém!" (Filipenses 4:10‭-‬20).

Há três dias escrevi sobre o cuidado que devemos ter ao nos portar como assistencialistas daqueles mais desfavorecidos socialmente. Na ocasião, deixei claro que o divulgar e fazer conhecer a Palavra de Deus é mais importante que uma ajuda em si, tendo.em vista que esse gesto, de modo usado, pode ser feito através de empresas e campanhas governamentais, não ligadas necessariamente à questão do Evangelho.

Nós, enquanto cristãos, vamos e podemos ajudar, desde que haja um interesse da parte ajuda na Palavra de Deus e, assim, deseje um acompanhamento, para seguir firme na caminhada da santificação, que o deixa a cada dia mais parecido com Cristo Jesus.

Pois bem! A passagem de hoje, também fala de ajuda, mas de uma forma e sob um contexto diferente.

Todos sabemos que Paulo, além de apóstolo, foi um missionário. Arrisco dizer, até, e sem medo de ser feliz, que ele é um dos maiores e mais importantes para o cristianismo em todo o mundo e em toda a história, até os nossos tempos.

O missionário trabalha em benefício da Palavra. Num linguajar mais "crentês,", ele recebe do altar por isso. Não há nada de indigno nisso. A própria Palavra trata e explica sobre isso em 1Timóteo 5:17-18, que transcrevo logo abaixo.

"Os presbíteros que fazem um bom trabalho na igreja merecem pagamento em dobro, especialmente os que se esforçam na pregação do evangelho e no ensino cristão. Pois as Escrituras Sagradas dizem: 'Não amarre a boca do boi quando ele estiver pisando o trigo.” E dizem ainda: “O trabalhador merece o seu salário'".

Alerta Vermelho: nós temos por hábito tomar como verdade o fato de que missionário é só aquele que vai divulgar o Evangelho em um outro país ou numa outra cidade, estado. Não é bem assim! Você pode ser um missionário na sua empresa, no seu bairro, na sua rua ou até na própria casa. O ser missionário, por mais que ele seja anunciado num contexto global, nada mais é que trabalhar em.uma missão que Jesus confiou para você, debaixo da proteção e orientação do Espírito Santo! Não tem segredo e nem mistério nisso!

Por todas as situações apresentadas aqui, afirmo, com base na Palavra, que o missionário é digno do seu salário e, por isso, ele recebe e é sustentado pelo altar, através das ofertas realizadas pela igreja e de modo individual também.

Se você conhece um missionário, ajude-o, não somente com dinheiro. Muitos de nós pensa que as necessidades do ser humano estão restritas apenas ao lado financeiro. Mentira! O você demonstrar interesse pela missão que ele tem de executar, se oferecer para ajudar, dar ideias, ou simplesmente ouvir, aconselhar, é algo que faz toda a diferença e o ajuda a conquistar um êxito ainda maior na caminhada travada por Cristo Jesus.

Por mais que Cristo esteja no controle e Ele nos proteja de todo mal, é importante que nos ajudemos. Isso também é uma demonstração de amor ao próximo.

E mais: o missionário está a serviço de Cristo. Aquele que ajuda quem está a serviço do Senhor, sempre é e será recompensado! Nós temos um Deus que é digno, justo e amor. Ele não deixa no relento aquele que o segue e mostra empenho com as coisas do Reino.

Insisto: se você não conhece algum missionário, fale com o Pastor da sua igreja, procure saber se há um trabalho voltado para missões e tente se envolver, participar de alguma forma.

Isso é muito importante, mesmo!

O nome de Jesus é poderoso e lindo demais para guardarmos apenas conosco!

Comentários