Cuidado: não cause dúvida e nem faça o seu próximo pecar!

 

"Por estar unido com o Senhor Jesus, eu estou convencido de que nada é impuro em si mesmo. Mas, se alguém pensa que alguma coisa é impura, então ela fica impura para ele. Se você faz com que um irmão fique triste por causa do que você come, então você não está agindo com amor. Não deixe que a pessoa por quem Cristo morreu se perca por causa da comida que você come. Não deem motivo para os outros falarem mal daquilo que vocês acham bom. Pois o Reino de Deus não é uma questão de comida ou de bebida, mas de viver corretamente, em paz e com a alegria que o Espírito Santo dá" (Romanos 14:14‭-‬17).

Creio que todas as coisas foram criadas por Deus e/ou com a autorização dEle, que, em suma, significa e quer dizer a mesma coisa. Deste modo, no meu entendimento, o que faz com que algo fique ou se torne impuro, inapropriado, é o uso que damos a ele.

Por exemplo: há passagens bíblicas que comentam sobre o beber vinho. 

Jesus, inclusive, bebia vinho. 

Assim está escrito em Lucas 7:34, na versão da Almeida Revista e Atualizada (ARA) - "veio o Filho do Homem, comendo e bebendo, e dizeis: 'Eis aí um glutão e bebedor de vinho, amigo de publicanos (cobradores de impostos) e pecadores!'".

Não há, nas Escrituras, nada que diga com exatidão, no entanto, se o beber vinho pra Jesus era algo rotineiro, por respeito aos costumes judaicos ou coisa do tipo. 

Também não há nas Escrituras que Jesus tenha passado um dia inteiro bebendo, jogando conversa fora num bar ou na casa de algum dos publicanos e pecadores que visitou, onde almoçou ou jantou.

Nem mesmo há algo que indique em João 2, que Jesus, depois - ou antes - de transformar água em vinho, tomou taças e mais taças, até cair!

O que há, de fato, na Palavra, é o que está escrito em Gálatas 5:19-21 - "As coisas que a natureza humana produz são bem-conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas. Repito o que já disse: os que fazem essas coisas não receberão o Reino de Deus".

Compreendeu?

Qual o meu raciocínio a respeito disso?

O vinho é uma bebida pura, criada por Deus. Jesus é santo, sem pecado, logo não participou de bebedeira, não se embriagou e nem fez parte de farra alguma. Se Ele agiu assim, enquanto esteve conosco, na condição de homem, eu, como seguidor dEle, devo agir e me portar da mesma forma.

E mais: vamos supor que eu seja convidado pra uma festa em que tenha vinho. Sei que um amigo meu, que é fraco com bebida, foi convidado e já está lá. Por saber da fraqueza dele por bebida, eu não vou beber nada enquanto ele estiver lá. E o motivo é simples: se o vinho é puro pra mim e não me leva a pecar, pra ele é impuro e convida ao pecado. Não posso agir com esse grau de irresponsabilidade!

Outra, e ainda mais importante: se eu estiver sozinho ou com pessoas que não têm problema com bebida, eu tenho o livre arbítrio de escolher se vou ou não beber algo. Não sou escravo da bebida! Eu tenho o.poder da escolha!

Quem me conhece, sabe que a minha resposta será sempre negativa ao convite!

Já bebi? Já, sim!

Eu sou filho de policiais e sempre fui muito metódico por isso. Morria de medo de aprontar algo de errado e causar vergonha, problema aos meus pais.

Meu pai nunca proibiu ou impôs limites.

Minha mãe implicava, mas pra que eu não engordasse!

Creio, até, que, por essa confiança deles em mim, sempre me policiei a respeito.

Hoje, não bebo mais! 

E não sinto a menor falta!

Hoje, o que eu sinto falta é o não realizar meu devocional pela manhã, antes de trabalhar, e antes até de preparar este material, baseado na Palavra, com amor e carinho pra você!

Graças a Deus, são raras as vezes que isso acontece! 

E quando acontece, o faço ao longo do dia.

Que você possa ter um excelente dia, debaixo da benção de Jesus e possa realizar seu devocional, sua oração, para ter comunhão com Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador!

Amém!

Comentários