O que o cristão pode fazer para vencer a ansiedade?

 

"Portanto, ponham em primeiro lugar na sua vida o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhes dará todas essas coisas" (Mateus 6:33).

A ansiedade, indiscutivelmente, é um dos maiores males que temos de enfrentar na atualidade. Muitos são os casos registrados de crises, distúrbios, que prejudicam e afetam o dia a dia não somente do indivíduo em si, como também de seus familiares e amigos.

A ansiedade, para explicar de um modo bem simples, é uma impaciência, em muitas das vezes, incontrolável, que nos faz perder a razão e nos induz ao apelo emocional, de modo a causar equívocos, atitudes precipitadas que, mais tarde, compreendemos como erradas e desnecessárias.

Esse tipo de comportamento, como já foi dito, causa sérias consequências ao ansioso e aos que dividem espaço com ele.

A pessoa que luta contra esse impulso, normalmente, não se vê aceita pela sociedade ou por um grupo específico e, por isso, luta contra uma rejeição que, em muitas vezes, é criada por ela própria.

O refúgio, em geral, é encontrado em situações e em pessoas do ciclo relacional, que se envolvem com as mesmas carências e problemas. 

Ou seja: se o que te deixa ansioso é a "necessidade" de comprar algo, você se identifica e se deixa envolver por alguém que, por exemplo, sabe tudo sobre compras online ou que vai ao shopping de duas a três vezes por semana.

Isso acaba por virar uma bola de neve, que só aumenta de tamanho e parece não ter um fim exato e certeiro, para que seja encontrado o equilíbrio tão necessário para uma vida saudável e que agrade  Jesus.

Para lutar e vencer situações como estas, há algumas recomendações muito importantes.

1- Organize a sua agenda, para evitar nervosismo, desesperos. Dentre os planejamentos, dedique um período do dia para ler a Bíblia e meditar na Palavra. Ore.

2- rejeite todo e qualquer pensamento negativo. Não alimente o negativismo. A Palavra do Senhor nos orienta a fugir da aparência do mal, portanto, se você se sentir tentado ou ver que se trata de algo que não te proporciona um ensinamento útil, que não te aproxima de Jesus, deixe de lado, despreze!

3- não se exija tanto e nem espere nada dos outros. Você não tem de saber todas as coisas e nem resolver todos os problemas. Nós somos humanos, pecadores e imperfeitos. Logo, não somos 100% em nada. Nos aproximar desse percentual é o ideal. Quanto mais próximo da perfeição, mais próximo de Cristo estaremos.

Entretanto, se você for alguém 70%, não se culpe e nem se compare ao que for 80%, 90%. Apenas se esforce para ser o melhor dentro dos 70% que você consegue atingir.

Não espere elogios por isso. Nem incentivo ou ajuda. Apenas siga, com o foco na cruz de Cristo, que te purifica, perdoa e salva de todo mal.

4- afaste-se de tudo o que te faz mal. Não caia em arapucas, em coisas ilusórias, que causam um falso prazer e relaxamento, mas só te aprisionam e tornam escravos, como ocorre com a bebida alcoólica e as demais drogas. A alegria com prazo de validade e preço tabelado pode custar a sua vida, a sua eternidade. 

Jesus te abençoe!

Comentários