"O que mais posso dizer? O tempo é pouco para falar de Gideão, de Baraque, de Sansão, de Jefté, de Davi, de Samuel e dos profetas. Pela fé eles lutaram contra nações inteiras e venceram. Fizeram o que era correto e receberam o que Deus lhes havia prometido. Fecharam a boca de leões, apagaram incêndios terríveis e escaparam de serem mortos à espada. Eram fracos, mas se tornaram fortes. Foram poderosos na guerra e venceram exércitos estrangeiros".
"Pela fé mulheres receberam de volta os seus mortos, que ressuscitaram. Outros foram torturados até a morte; eles recusaram ser postos em liberdade a fim de ressuscitar para uma vida melhor. Alguns foram insultados e surrados; e outros, acorrentados e jogados na cadeia. Outros foram mortos a pedradas; outros, serrados pelo meio; e outros, mortos à espada".
"Andaram de um lado para outro vestidos de peles de ovelhas e de cabras; eram pobres, perseguidos e maltratados. Andaram como refugiados pelos desertos e montes, vivendo em cavernas e em buracos na terra. O mundo não era digno deles! Porque creram, todas essas pessoas foram aprovadas por Deus, mas não receberam o que ele havia prometido. Pois Deus tinha preparado um plano ainda melhor para nós, a fim de que, somente conosco, elas fossem aperfeiçoadas" (Hebreus 11:32-40).
Este breve trecho sobre os heróis da fé nos deixa claro o quão difícil foi e é a vida dos legítimos seguidores dos passos do Senhor. Boa parte deles, apenas para um registro, morreram sem poder desfrutar das recompensas dadas pelo nosso Deus.
Isso não quer dizer ou significa que o Senhor esqueceu deles. Muito pelo contrário! A verdade é que muitos receberam, de fato, essa recompensa, como herança à geração seguinte.
Um exemplo bem claro disso é o Rei Davi. A fidelidade dele junto ao nosso Deus foi recompensada na vida de seu filho, Salomão, que teve um período de longa paz, sem guerras, com um reinado regado a riquezas e bons relacionamentos.
Dito isto, creio que tenha deixado claro o fato que aquilo que hoje fazemos pode, também, respingar na geração seguinte.
Devemos, portanto, zelar pelos nossos feitos, hoje, já com o pensamento naquilo que poderá acontecer para os nossos filhos e demais herdeiros.
Se temos, realmente, uma vida firmada nos passos de Jesus, colheremos, no tempo dEle, esses frutos. Agora, se optarmos por uma vida que privilegia o mundanismo, o pecado, colheremos as consequências desses atos.
Outra coisa: se, hoje, você que segue os passos de Jesus está em meio a um sofrimento, uma decepção, não se preocupe! O Senhor conhece e sabe do seu coração, sabe de tudo o que você faz e deixa de fazer para se dedicar a Ele. A sua recompensa virá! Tenha certeza desta verdade!
Nosso papel, aqui, é simples, assim como simples é o Evangelho: temos de obedecer as escrituras, divulgar os ensinamentos de Cristo Jesus e seguir nossos dias em total santidade, para louvar, reverênciar Jesus e mostrar todo nosso amor a Ele.
Nada é mais importante que Jesus! Ele é o centro de tudo, a razão da nossa existência! É a Jesus que devemos entregar nossos dias, nossa vida! Ele é o saber, a cura, o perdão, a garantia da nossa eternidade em paz, numa condição em que o mundo não pode nos oferecer, em que teremos nossas lágrimas décadas por Ele e observaremos o cumprir da Justiça dEle.
Entenda: não estamos à deriva! Estamos protegidos, no colo de nosso Pai, que é Poderoso, Justo e amoroso com aqueles que o obedece e o ama em verdade!
Se você está no mesmo barco que Ele ou caminha bem perto dEle, não se preocupe, viva em paz! Recompensa maior que esta, definitivamente não há!
Jesus te abençoe!
Amém. Só o Senhor em nossas vidas!
ResponderExcluir