"E Pedro continuou: — Isto é o que está escrito no Livro dos Salmos: “Que a casa dele fique abandonada, e ninguém mais more nela!” — E também diz: “Que outra pessoa faça o trabalho que ele fazia!” — Portanto, precisamos escolher outro homem para pertencer ao nosso grupo e ser testemunha junto conosco da ressurreição do Senhor Jesus. Deve ser um daqueles que nos acompanharam durante o tempo em que o Senhor Jesus andou entre nós, desde que foi batizado por João até o dia em que foi levado para o céu".
"E foram apresentados dois homens: José, chamado Barsabás, que tinha o apelido de Justo, e Matias. Em seguida oraram, dizendo: — Senhor, tu conheces o coração de todos. Mostra agora qual dos dois escolheste para trabalhar conosco como apóstolo, pois Judas abandonou este trabalho e foi para o lugar que ele merecia. Depois fizeram um sorteio para escolher um dos dois. O nome sorteado foi o de Matias, que se juntou ao grupo dos onze apóstolos" (Atos 1:20-26).
Muitos, ainda hoje, tratam a leitura bíblica como se fosse uma roleta russa, em que você a abre as Escrituras, numa página qualquer, e seleciona um versículo como se ele fosse a verdade para aquele dia.
Não é assim que a coisa funciona!
É verdade que a Palavra de Deus não volta vazia e que cada versículo tem sua relevância e significado, que pode nos despertar para assuntos variados, conforme o momento, a situação que enfrentamos.
Entretanto, para termos uma vida espiritual saudável, não podemos viver eternamente na base do "uni-du-ni-tê, o escolhido foi você!". Temos, sim, de ter um momento só nosso, longe de tudo o que nos distraia, para nos relacionar, em verdade, com Jesus, a partir da leitura, da meditação e do ruminar a Palavra; com oração e jejum.
Não se preocupe, de cara, com a quantidade, mas, sim, com a qualidade. Se, na atualidade, você consegue ler três capítulos da Bíblia por dia e orar por 10 minutos, faça disso uma prioridade. Com o tempo, você sentirá a necessidade de mais capítulos, de mais tempo pra orar.
Quanto maior for a sua responsabilidade, maior terá de ser o seu tempo de adoração, louvor e meditação.
Nós somos totalmente dependentes de Cristo Jesus o Senhor!
Não há nada que possamos fazer ou tenhamos condições de fazer sem a permissão dEle.
Tudo o que somos e fazemos é dEle, por Ele e para Ele.
Ainda assim, há quem despreze essa verdade e prefere se dedicar aos prazeres e às facilidades do mundo.
A ignorância, assim como em tudo na vida, tem seu preço, suas consequências!
Que ninguém fale, depois, que foi por falta de aviso!
🇧🇷
Sobre os versículos em destaque neste texto, explico o motivo da referência à roleta russa: por mais que haja uma menção de oração feita para a decisão do 12º apóstolo, após a morte de Judas Iscariotes, que se informou, não há qualquer evidência de resposta, seja por intermédio do Espírito Santo ou do próprio Senhor.
A decisão em si é feita por um sorteio, na base da sorte.
Se dermos verdadeira atenção ao tema e continuarmos a leitura, mais especificamente no capítulo 9 do livro dos Atos, em que é abordada a conversão de Saulo de Tarso, encontraremos o seguinte:
"Em Damasco morava um seguidor de Jesus chamado Ananias. Ele teve uma visão, e nela apareceu o Senhor, chamando: — Ananias! Ele respondeu: — Aqui estou, Senhor! E o Senhor lhe disse: — Apronte-se, e vá até a casa de Judas, na rua Direita, e procure um homem chamado Saulo, da cidade de Tarso. Ele está orando e teve uma visão. Nela apareceu um homem chamado Ananias, que entrou e pôs as mãos sobre ele a fim de que ele pudesse ver de novo".
"Ananias respondeu: — Senhor, muita gente tem me falado a respeito desse homem e de todas as maldades que ele fez em Jerusalém com os que creem no Senhor. E agora ele veio aqui a Damasco com autorização dos chefes dos sacerdotes para prender todos os que te adoram. Mas o Senhor disse a Ananias: — Vá, pois eu escolhi esse homem para trabalhar para mim, a fim de que ele anuncie o meu nome aos não judeus, aos reis e ao povo de Israel. Eu mesmo vou mostrar a Saulo tudo o que ele terá de sofrer por minha causa" (Atos 9:10-16).
Ou seja: o 12º apóstolo, era Paulo, não Matias!
Excelente texto...a palavra como sempre, edificante.
ResponderExcluir