Qual o significado de "quero misericórdia e não sacrifício"?

 

"Pois quero misericórdia, e não sacrifício; conhecimento de Deus, mais que holocaustos". (Oséias 6:6).

"Estando Jesus em casa, foram comer com ele e seus discípulos muitos publicanos e pecadores. Vendo isso, os fariseus perguntaram aos discípulos dele: 'Por que o mestre de vocês come com publicanos e pecadores?' Ouvindo isso, Jesus disse: 'Não são os que têm saúde que precisam de médico, mas sim os doentes. Vão aprender o que significa isto: ‘Desejo misericórdia, não sacrifícios’. Pois eu não vim chamar justos, mas pecadores'" (Mateus 9:10‭-‬13).

A Nova Tradução da Linguagem de Hoje (NTLH) apresenta uma versão de Oséias 6:6 que é muito explicativa: "Eu quero que vocês me amem e não que me ofereçam sacrifícios; em vez de me trazer ofertas queimadas, eu prefiro que o meu povo me obedeça".

Compreendeu?

Temos dois principais mandamentos que, ao serem cumpridos, serão capazes de seguir a lei dos homens e obedecer a Palavra de Deus. São eles:

"[...] 'Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo'" (Lucas 10:27).

O sacrifício de animais que o povo hebreu fazia nos tempos de Moisés e em praticamente todo Velho Testamento era para o perdão dos pecados e pela purificação junto ao nosso Deus, de modo que eles pudessem o buscar sem que fossem rejeitados pelo Todo Poderoso, que ama o pecador, mas não se agrada do pecado.

Hoje, na nova aliança, não há mais essa necessidade. Jesus, o cordeiro perfeito e sem manchas, que não cometeu um único pecado, morreu na cruz por nos amar, pela nossa salvação e perdão!

Estamos livres e libertos!

Há uma frase que o meu amado Pastor, Márcio Valadão, da Igreja Batista da Lagoinha, diz que é a seguinte: "o santo, não é aquele que não peca, mas o que sempre se lava".

É assim que devemos nos portar.

Os mandamentos que nos orientam a amar o Senhor e o nosso próximo são tão valiosos, que eles são citados, tanto no Velho, como no Novo Mandamento, num total de quatro vezes.

Ou seja: é algo que devemos ter tatuado em nosso coração, que não podemos esquecer e temos a missão de compartilhar com o mundo, com as Nações.

Esse amar a Deus e ao nosso próximo não é algo que é feito apenas no falar. Temos de demonstrar isso em verdade, em atitude.

Sabe como fazer isso?

No investir em um relacionamento com Jesus, a partir da oração, da meditação da Palavra e do jejum; da obediência ao que está escrito e foi ensinado por Ele; ao tratar o nosso Senhor com exclusividade e prioridade. Nada é mais importante que Ele.

Se você quer, em verdade, ser um seguidor de Jesus, não há como fugir, por exemplo, da metanoia, também conhecida por mudança de vida, em que nos separamos com todos os tipos de pecados que cometemos e precisamos nos livrar; e da santificação, que nos faz ter contato e viver a Palavra, em especial com os frutos do Espírito, que, na minha avaliação é o retrato espelhado do caráter de Cristo.

Portanto, nobre e amado leitor, tenha os mandamentos do Senhor em seu coração e os obedeçam com toda sua alma (vontade), entendimento e forças.

Aleluia!

Comentários

Postar um comentário