"No dia seguinte, disse Moisés ao povo: Vós cometestes grande pecado; agora, porém, subirei ao Senhor e, porventura, farei propiciação pelo vosso pecado. Tornou Moisés ao Senhor e disse: Ora, o povo cometeu grande pecado, fazendo para si deuses de ouro. Agora, pois, perdoa-lhe o pecado; ou, se não, risca-me, peço-te, do livro que escreveste".
"Então, disse o Senhor a Moisés: Riscarei do meu livro todo aquele que pecar contra mim. Vai, pois, agora, e conduze o povo para onde te disse; eis que o meu Anjo irá adiante de ti; porém, no dia da minha visitação, vingarei, neles, o seu pecado. Feriu, pois, o Senhor ao povo, porque fizeram o bezerro que Arão fabricara" (Êxodo 32:30-35).
Interceder, como muitos já sabem, é o nos colocar na brecha por alguém. Para melhor ilustrar, pense em um muro com falhas e vãos. A chance de uma pessoa ou um animal passar por ele é grande, certo? Pois bem! O intercessor vai se posicionar justamente nesses locais com falhas e vãos, para embarreirar toda e qualquer tentativa de entrada por esses meios.
Essa intercessão, no entanto, não pode ser feita de qualquer jeito, de modo irresponsável. Note que Moisés sabia que estava em defesa de um povo que foi totalmente contrário ao propósito de Deus e, por isso, estava em pecado! Moisés, por sua vez, era obediente, temente ao Senhor; tinha intimidade com Ele. Logo, o líder do povo hebreu, tinha liberdade para dialogar e pedir o que fosse ao Todo Poderoso.
A conduta de Moisés e a sua dedicação ao cumprir da boa, agradável e perfeita vontade de Deus, eram importantes para a intercessão. Ou você acha que o Senhor cederia, mudaria de ideia, caso Moisés fosse um dos que fizesse o bezerro de ouro, para que este fosse idolatrado, tratado por Deus? Evidente que não!
Dito isto, quero apenas esclarecer que, antes de qualquer intercessão, é necessário conhecer o motivo, o pecado que será combatido, para nos blindar, ter a certeza que não há brechas em nós, para depois ocupar a linha de frente e guerrear com o inimigo, o opositor que tentará ultrapassar o muro e adentrar em uma área que deveria estar totalmente protegida e guardada, por um relacionamento sério e verdadeiro com Jesus.
Devemos orar sempre, com fervor, intensidade, para nos doar ao Senhor de todo coração, com amor e fidelidade aos preceitos estabelecidos por Ele, sem nos desviar para a esquerda ou à direita e, assim, nos corromper.
Precisamos de cobertura espiritual também. No caso em questão, o próprio Deus cobriu Moisés de todo e qualquer mal, de modo a fazer com que ele tivesse total autoridade diante do povo escolhido, para o repreender e retomar a caminhada, segundo a vontade do Altíssimo!
Que saibamos interceder e nos colocar na brecha pela restauração e pelo perdão do nosso próximo, tendo conhecimento dos riscos e das lutas que assumimos com isso e do resultado que isso pode trazer para os nossos dias e vida!
Ore!
Interceda!
Busque Jesus de todo o coração!
E tenha fé!
O restante, Ele faz e cuida por você!
Amém. Eu creio e recebo.
ResponderExcluir