A guerra que travamos pelos frutos do Espírito


"Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne. Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências" (Gálatas 5:16‭-‬24).

Carne e Espírito são opostos que não combinam e, por isso, não se atraem. A carne representa a vontade mundana, que incentiva o pecado e se agrada com as facilidades, com os prazeres. O Espírito, por sua vez, evidencia e contextualiza a Palavra, os dizeres de Deus Pai, anunciados e ensinados por Jesus, que são confirmados pelo Espírito Santo.

Nossa luta, portanto, é para que a boa, agradável e perfeita vontade de Deus seja mantida, enquanto que o mundanismo seja duramente combatido e eliminado.

É a partir do Espírito que alcançamos a eternidade, com paz, alegria e vida; derrotamos o pecado e nos afastamos, de vez, de todo e qualquer espécie de mal.

Quanto mais nos educamos e nos santificamos, temos mais intimidade com Jesus, mais nós nos lavamos, nos purificamos e nos tornamos parecidos com Jesus.

É a partir dessa purificação que nos esvaziamos de nós mesmos e damos lugar ao Espírito Santo, que nos auxilia, aconselha e consola durante toda a nossa caminhada rumo à cruz de Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador!

O combater a carne, por tudo o que já foi dito, é o sacrificar das nossas vontades, a anulação de tudo aquilo que o nosso "eu" julga como certo e verdade. É priorizar os interesses do Altíssimo acima de tudo e de qualquer coisa!

Não se deixe levar por uma vida de pecado, em que o engano e a mentira prevalece. Olhe pra cruz, olhe para Jesus e fortaleça seu Espírito ao se alimentar dos frutos que são apresentados em Gálatas 5:22-23, que retratam o caráter de Cristo! Eles são a chave para a vida eterna e à salvação!

Comentários

Postar um comentário