"Se a adoração não nos impulsiona a uma obediência maior, não é adoração" Richard Foster.
É necessário um cuidado extremo ao tratarmos de assuntos relacionados à adoração, pois, esta é uma expressão habitualmente usada na língua portuguesa, em que manifestamos nossa afinidade, respeito e admiração por algo ou alguém.
O ser humano, de modo geral, é muito emocional e, por isso, adora tudo e todos, com relativa facilidade. É justamente este o ponto mais delicado e complexo de lidar sobre este assunto.
O Brasil é conhecido, até os dias de hoje, como o país do futebol. Craques como Pelé, Garrincha, Tostão, Ronaldinho Gaúcho, Cafú, são reverenciados por aqui. Se pegarmos os exemplos do exterior, há uma febre quando se fala em Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
É natural que o torcedor fique encantado com a habilidade, com um gol bonito ou, mesmo, uma atuação impecável dentro das quatro linhas.
Não há pecado algum em aplaudir, tirar foto, comprar camisa ou pedir autógrafo. Eles estão lá justamente pra isso. São anunciantes de marcas poderosas, que precisam ser divulgadas e reconhecidas pela mídia, para atingir o objetivo financeiro e estrutural desejado e planejado.
O que não se podemos fazer, no entanto, é a prática da idolatria, ao ponto de considerarmos Cristiano Ronaldo ou Messi, por exemplo, como deuses da bola, alguém com capacidade e poder igual ao de Deus Pai.
ISSO, NÃO!!!
Messi e CR7 são craques, excelentes jogadores de futebol e modelos de conduta fora de campo. Apenas isso! O mesmo se aplica ao nosso querido Pelé, aclamado Rei do futebol, que morreu no final do ano passado.
A adoração é a demonstração maior de reverência, de respeito à Autoridade, o reconhecimento a alguém que é unicamente superior.
A prova maior que podemos dar da nossa adoração a Jesus é a total entrega, dedicação à Palavra, de modo a meditar dia e noite nas Escrituras sagradas, orar e jejuar; ser obediente ao que é anunciado e ensinado por Jesus!
Não há ninguém maior que Jesus!
Ele é único!
Somente a Ele cabe toda honra, glória e adoração, para sempre!
Amém!
Amém.
ResponderExcluir