As reações do povo hebreu e a de Jesus ao lidar com o deserto


"Servireis ao Senhor, vosso Deus, e ele abençoará o vosso pão e a vossa água; e tirará do vosso meio as enfermidades" (Êxodo 23:25).

"Todavia, tu, pela multidão das tuas misericórdias, não os deixaste no deserto. A coluna de nuvem nunca se apartou deles de dia, para os guiar pelo caminho, nem a coluna de fogo de noite, para lhes alumiar o caminho por onde haviam de ir. E lhes concedeste o teu bom Espírito, para os ensinar; não lhes negaste para a boca o teu maná; e água lhes deste na sua sede. Desse modo os sustentaste quarenta anos no deserto, e nada lhes faltou; as suas vestes não envelheceram, e os seus pés não se incharam" (Neemias 9:19‭-‬21).

"Porque quarenta anos andaram os filhos de Israel pelo deserto, até se acabar toda a gente dos homens de guerra que saíram do Egito, que não obedeceram à voz do Senhor, aos quais o Senhor tinha jurado que lhes não havia de deixar ver a terra que o Senhor, sob juramento, prometeu dar a seus pais, terra que mana leite e mel" (Josué 5:6).

"A seguir, foi Jesus levado pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo. E, depois de jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome" (Mateus 4:1‭-‬2).

Depois dos 430 anos de escravidão no Egito, o povo hebreu, liderado por Moisés, foi liberto e viveu por 40 anos no deserto, antes de tomar posse da terra que mana leite e mel, prometida pelo Senhor a Abraão.

O Senhor caminhou com o povo hebreu do início ao fim destes 40 anos, de modo que eles não sentissem falta de nada e tivessem suas vestes e seus corpos preservados.

Ainda assim, eles reclamaram, deixaram-se levar pelos sentimentos e até criaram um bezerro de ouro, para a adoração, como se fosse um deus, com os adornos que levaram do Egito.

Devido à desobediência, dos mais de 2 milhões de homens que deixaram as terras de faraó, apenas 2 fincaram a planta dos pés em Canaã: Josué, o novo líder, no lugar de Moisés, e Calebe, o comandante do exército hebreu.

No que tange a Jesus, trago à tona alguns pontos interessantes:

Antes de ficar os 40 dias e 40 noites no deserto, Ele foi cheio do Espírito Santo. Fato este que nos leva a crer que o estar cheio do Espírito não significa que teremos uma vida sem lutas e sem problemas a resolver. Ainda mais se levarmos em conta a companhia que Cristo teve nesse período: ninguém menos que Satanás!

Jesus, ao contrário do povo hebreu, não se deixou contaminar pela emoção e tratou de colocar Satanás no seu devido lugar, com o auxílio da Palavra!

Pra encerrar: em nenhum momento Jesus disse estar sozinho, abandonado por Deus Pai. Ele soube enfrentar os obstáculos que apareceram à frente e foi fiel até o fim, quando foi servido por um exército de anjos, com todas as espécies de iguarias, para o alimentar e fortalecer rumo ao início de seu ministério de 3 anos, até ser preso, condenado e morto na cruz, pelo meu, pelo seu, pelo nosso pecado!

Comentários

Postar um comentário