"A metanóia é como o voo da águia: quanto mais alto ele for, mais nos aproximamos, conhecemos a verdade e somos renovados pelo Senhor" Persio Presotto.
Para que tenhamos uma vida verdadeiramente cristã, é necessário, antes, que passemos por uma mudança de vida (metanóia), na qual nos desfazemos do nosso "eu" para dar lugar ao Espírito Santo, que provoca uma renovação, um aperfeiçoamento, a partir da santificação a qual somos submetidos, tanto pelo contato direto com o Evangelho, como pelas nossas experiências com Jesus!
A águia é um bom exemplo de quem enfrenta e vive um processo de transformação, uma metanóia.
A princípio, o tempo médio de vida de uma águia é de aproximadamente 70 anos. Na metade deste período, ela passa a ter problemas com o peso das suas penas, que impedem um voo mais rasante e eficaz; com o bico, que fica encurvado; e com suas garras, com as unhas muito grandes, o que atrapalham na caça pelo alimento.
A partir deste momento, a águia passa a lidar com duas realidades: a de aceitar a morte ou a de se refugiar em um ninho na montanha mais alta da região, próximo a um penhasco, para não precisar voar e se submeter a uma renovação, de 150 dias. Num primeiro instante, ela bate o seu bico na rocha, de modo insistente, até arrancar ele.
Depois disso, a águia aguarda, com paciência, que um novo bico nasça, para que ela possa arrancar as suas unhas. Enquanto as novas unhas crescem, ela passa a arrancar as velhas e pesadas penas. O tão esperado voo da renovação acontece somente em cinco meses.
Conosco não é muito diferente. Embora não precisemos destruir o nosso bico e arrancar unhas e penas, temos de nos desfazer de antigos hábitos, que eram vistos e tratados como verdade, para nos amoldar a uma nova postura, uma realidade totalmente diferente daquela que estávamos acostumados.
Esse processo também é muito complicado, doloroso de lidar. Mas vale muito a pena, uma vez que ele nos leva à eternidade com Jesus!
Que tenhamos sempre muito entendimento, discernimento e sabedoria para lidar com cada uma dessas etapas da nossa vida, que, no caso da águia, permite o desfrutar de mais 35, 40 anos.
Nós somos criação de Deus e assim devemos permanecer, até o fim dos nossos dias!
Passar pelos processos é doloroso, mas necessário. Glória a Deus.
ResponderExcluir