"Muitos dos seus discípulos, tendo ouvido tais palavras, disseram: Duro é este discurso; quem o pode ouvir? Mas Jesus, sabendo por si mesmo que eles murmuravam a respeito de suas palavras, interpelou-os: Isto vos escandaliza? Que será, pois, se virdes o Filho do Homem subir para o lugar onde primeiro estava? O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida. Contudo, há descrentes entre vós. Pois Jesus sabia, desde o princípio, quais eram os que não criam e quem o havia de trair".
"E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido. À vista disso, muitos dos seus discípulos o abandonaram e já não andavam com ele. Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus" (João 6:60-69).
Discipular pessoas é uma tarefa muito importante. Algo que definitivamente não pode ser feito de qualquer jeito. A prova disto está no exemplo dado por Jesus. Antes de realizar a escolha dos 12 apóstolos, Ele foi ao monte para orar por uma noite inteira, assim como está escrito em Lucas 6:12.
Vale ressaltar também que esta escolha não foi feita por acaso. Antes dela ser realizada, Jesus já havia batizado, encarado os 40 dias de deserto em jejum, na "companhia" de Satanás e, assim, se preparado para assumir o Seu ministério por três anos.
Ou seja: Jesus, antes de liderar um pequeno grupo de 12, teve de se preparar, viver todos os tipos de situações, enfrentar todos os tipos de dificuldades, barreiras, para ser a resposta, o exemplo àqueles que passam pelas mesmas coisas e correm na busca de uma ajuda, sem necessariamente ter uma resposta acertiva.
É nessa busca inicialmente de ajuda, que temos a oportunidade de evangelizar, de anunciar e ensinar a Palavra, ao ponto de fazer com que tudo aquilo que está escrito seja aplicado em verdade, de modo a proporcionar uma mudança de vida àquele que clamava por socorro, mas sem saber exatamente o motivo daquilo tudo.
Há um dito popular que diz que muitos conhecerão Jesus pelo amor ou pela dor. Embora eu não goste muito da ideia de me apoiar nessas frases feitas, ela traduz, neste caso, uma grande verdade. É neste tipo de situação que muitos têm a oportunidade de saber sobre, conhecer Jesus.
Nós devemos aproveitar todas as chances que tivermos para falar da Palavra, divulgar os ensinamentos de Cristo. Nossa missão é a de cumprir o "ide" descrito em Mateus 28:19-20.
Temos de cumprir a ordem dada por Jesus e honrar Aquele que O enviou para nos salvar, perdoar os pecados e permitir a vida eterna por um amor simples e puro, como nenhum outro encontrado neste mundo.
Em outras palavras: siga Jesus!
Seja discípulo dEle, não do homem!
Amém.
ResponderExcluir