Jesus é o Bom Pastor (o dono), não um assalariado dedicado


"O ladrão vem apenas para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente. “Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas. O assalariado não é o pastor a quem as ovelhas pertencem. Assim, quando vê que o lobo vem, abandona as ovelhas e foge. Então o lobo ataca o rebanho e o dispersa. Ele foge porque é assalariado e não se importa com as ovelhas". 

"'Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem, assim como o Pai me conhece e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Tenho outras ovelhas que não são deste aprisco. É necessário que eu as conduza também. Elas ouvirão a minha voz, e haverá um só rebanho e um só pastor. Por isso é que meu Pai me ama, porque eu dou a minha vida para retomá-la. Ninguém a tira de mim, mas eu a dou por minha espontânea vontade. Tenho autoridade para dá-la e para retomá-la. Esta ordem recebi de meu Pai'" (João 10:10‭-‬18).

Temos três personagens que merecem atenção nesta passagem: o Bom Pastor, o ladrão e o servo assalariado.

Assim diz a Palavra do Senhor em João 10:27 - "As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem". Quem faz esta afirmativa é Jesus, o Bom Pastor, aquele que conhece, ama e cuida das ovelhas com a própria vida. Ele as defende de tudo tipo de ataque. Vale lembrar que a ovelha é um ser extremamente dependente. Ela não toma iniciativa em nada.

O ladrão é Belzebu, o deus das moscas. No versículo de João 10:27, Jesus declara que as ovelhas dEle ouvem a voz dEle. As moscas, por sua vez, atrapalham essa comunicação e reconhecimento. As ovelhas, de tempo em tempo, são atacadas por nuvens de moscas, que as impedem de ouvir a voz do Bom Pastor. Para evitar o ataque e que alguma das ovelhas se percam por isso, os pastores ungem a cabeça de suas protegidas com óleo.

O Pastor também conta com alguns auxiliares, que ajudam no cuidado das ovelhas. Há um dito popular que diz o seguinte: "é o olho do dono que engorda o gado". Isto é o mesmo que dizer que somente o dono tem capacidade para cuidar e administrar as suas posses. Embora eu não seja um fã de fotos populares, não há como negar a veracidade do que foi destacado aqui. Os auxiliares são assalariados. Por mais que eles fiquem responsáveis pelas ovelhas por um tempo, eles não darão a vida por elas, assim como o Bom Pastor.

E o motivo é mais que óbvio e compreensível: Eles têm família pra cuidar, contas para pagar. Se uma das 100 ovelhas fugir ou morrer, atacada por lobo, eles vão continuar empregados e com uma quantia mais que aceitável de ovelhas para proteger. Eles não são os donos do rebanho. Só quem tem algo é que sabe o seu real valor. E, aqui, não falo apenas de dinheiro.

Só Jesus é o Bom Pastor. Ele deu a vida dEle para que nós fossemos salvos, curados e libertos de todo mal. Somos perdoados de todos os pecados pela graça, compaixão e misericórdia dEle. Belzebu não é páreo a Ele e nenhum assalariado é tão eficaz e preparado quanto Ele.

Somente Jesus é Deus, com "D" maiúsculo, de Dono, Dono nosso e do mundo!

Comentários

Postar um comentário