Jesus revela intimidade com o Pai na ressurreição de Lázaro


"Jesus, agitando-se novamente em si mesmo, encaminhou-se para o túmulo; era este uma gruta a cuja entrada tinham posto uma pedra. Então, ordenou Jesus: Tirai a pedra. Disse-lhe Marta, irmã do morto: Senhor, já cheira mal, porque já é de quatro dias. Respondeu-lhe Jesus: Não te disse eu que, se creres, verás a glória de Deus? Tiraram, então, a pedra". 

"E Jesus, levantando os olhos para o céu, disse: Pai, graças te dou porque me ouviste. Aliás, eu sabia que sempre me ouves, mas assim falei por causa da multidão presente, para que creiam que tu me enviaste. E, tendo dito isto, clamou em alta voz: Lázaro, vem para fora! Saiu aquele que estivera morto, tendo os pés e as mãos ligados com ataduras e o rosto envolto num lenço. Então, lhes ordenou Jesus: Desatai-o e deixai-o ir" (João 11:38‭-‬44).

O episódio da ressurreição de Lázaro nos convida a algumas reflexões muito importantes. Um dos primeiros pontos a ser observado é que o nosso Senhor tinha um bom relacionamento com Lázaro e suas irmãs, Marta e Maria. As Escrituras sagradas revelam que Jesus os amava e que Ele chorou ao vivenciar o luto (v. 35). Fato que revela a humanidade do Senhor e o cuidado dEle conosco.

Outra coisa que nos chama muito a atenção é que, quando Jesus foi ao túmulo do amigo, Lázaro estava morto há quatro dias. Já havia, portanto, passado o período de três dias em que há alguma possibilidade de resposta às investidas médicas para uma volta à vida do paciente. O quarto dia é aquele em que não existe mais chance e é iniciado o processo de decomposição do corpo.

Para encerrar, vamos nos atentar à intimidade existente entre Deus Pai e Deus Filho. Jesus dá graças, exalta ao Pai e declara saber que Ele o ouve. Nesta simples oração, Jesus deixa claro que a morte e a ressurreição de Lázaro foram necessárias para que houvesse o anúncio da ressurreição e a vitória dEle, na cruz do calvário, pelo perdão dos nossos pecados e à reaproximação com o Pai.

Como podemos ver, a passagem sobre a ressurreição de Lázaro nos leva a um relacionamento ainda mais sério e profundo com Cristo. Nós passamos a ter uma visão mais ampla, madura e espiritual do que vem a ser, de fato, essa nova oportunidade a partir da ressurreição, que significa um renovo, um recomeço em meio à glória do Todo Poderoso!

Comentários

Postar um comentário