O quebrantar de coração, o arrependimento e a intimidade

 

"Ainda assim, agora mesmo, diz o Senhor: Convertei-vos a mim de todo o vosso coração; e isso com jejuns, com choro e com pranto. Rasgai o vosso coração, e não as vossas vestes, e convertei-vos ao Senhor, vosso Deus, porque ele é misericordioso, e compassivo, e tardio em irar-se, e grande em benignidade, e se arrepende do mal" (Joel 2:12‭-‬13).

Na época em que se retratou o Velho Tratamento, o período da antiga aliança, era comum ver alguém rasgar as próprias vestes em sinal de reverência, adoração a Deus.

Hoje, na nova aliança, que é regida pela graça, nós não precisamos mais rasgar as vestimentas. Jesus nos pede, em verdade, que o nosso coração seja quebrantado, de modo a fazer com que ele  não seja mais de pedra, para ser de carne.

Você, nobre e amado leitor, pode até contestar os meus escritos e questionar: se essa exigência do transformar de coração é do Novo Testamento, por que a citação em si aparece no Velho, no livro de Joel, um dos profetas menores?

Simples: o Velho Testamento em várias oportunidades anuncia a vinda de Cristo e objetivo dessa vinda. Joel, aliás, não foi o único a mencionar sobre a necessidade do quebrantar de coração. O Rei Davi também argumentou sobre em seus salmos.

Outro ponto importante, citado nos versículos de Joel, é sobre um "choro com prantos", o que nos convida a refletir sobre a existência do arrependimento, que se torna necessário para a caminhada junto a Cristo.

O quebrantar de coração, portanto, é a somatória de práticas cristãs, já percebidas e vividas no Velho Testamento, quando Ele, já existia e aparecia em muitas das passagens bíblicas como o Anjo do Senhor.

Em verdade, a lição que Joel nos traz é a de que Deus Pai faria conosco uma nova e definitiva aliança. A prova disto está ainda no capítulo 2, nos versículos de 28 a 32, nos quais ele anuncia sobre o derramar do Espírito Santo.

Fato este, que nos chama a atenção para um convite mais que especial, feito por Deus Pai, anunciado por Cristo, para que tenhamos com Ele um relacionamento íntimo e eterno, longe de todo o pecado e de tudo o que se diz problema, doença e morte.

Você também foi convidado!

Basta dizer sim ao Anfitrião!

Comentários

Postar um comentário