O significado e a importância das ações de graça

 


"Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças" (Filipenses 4:6).

Ouvi do Pastor Fábio Lacerda, a melhor e mais simples definição de ações de graça, nesta última quarta-feira, em culto realizado na sede da minha amada Igreja Batista da Lagoinha, e passei a meditar sobre o tema até a presente data.

Ações de graça, na visão dele, e agora na minha também, "é você fazer uma coisa, que não vai receber nada em troca; ajudar uma pessoa, que não vai poder te dar nada em troca".

Hoje, depois do trabalho, fui fazer meu devocional. Qual a minha surpresa ao ver que, num dos estudos do dia, estava o capítulo 58 do livro de Isaías, que trata sobre o jejum que agrada ao Senhor? Para que você possa compreender melhor o que digo, deixo, abaixo, o trecho que, imediatamente, chamou minha atenção, por ter tudo a ver com o tema do texto deste sábado.

Assim diz a Palavra do Senhor em Isaías 58:6-8, acerca do jejum que agrada ao Todo Poderoso: "Não! Não é esse o jejum que eu quero. Eu quero que soltem aqueles que foram presos injustamente, que tirem de cima deles o peso que os faz sofrer, que ponham em liberdade os que estão sendo oprimidos, que acabem com todo tipo de escravidão".

"O jejum que me agrada é que vocês repartam a sua comida com os famintos, que recebam em casa os pobres que estão desabrigados, que deem roupas aos que não têm e que nunca deixem de socorrer os seus parentes. “Então a luz da minha salvação brilhará como o sol, e logo vocês todos ficarão curados. O seu Salvador os guiará, e a presença do Senhor Deus os protegerá por todos os lados".

Como se vê, a oração, a meditação da Palavra, o jejum e a ação de graça estão interligadas. Elas se completam e fazem parte de um conjunto vivo, um corpo em que o caráter é todo apresentado em Gálatas 5:22-23 (amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fé, mansidão e domínio próprio) e tem como cabeça o nosso Senhor e Salvador, Jesus, o Cristo!

Que tenhamos sempre o foco, o entendimento e discernimento de que tudo é dEle, por Ele e para Ele. Nada é nosso ou somente para nós! Temos mandamentos a cumprir e obedecer. Dentre eles, o de amar a Deus e o nosso próximo!

Amar, como já foi dito aqui em outras oportunidades, não é um sentimento, mas um verbo, uma ação, uma ordem dada por Deus. A ação de graça é o complemento, o resultado desse amor que Deus Pai nos concede por meio de Jesus, o Filho, e do Espírito Santo, que faz morada em nós!

Viva esta verdade!

Viva Jesus!

❤️

Comentários

Postar um comentário