O teu povo é o meu povo! O teu Deus é o meu Deus!

 ‭

Rute‬ ‭1:15‭-‬22‬ ‭NTLH‬‬

[15] — Veja! — disse Noemi. — A sua cunhada voltou para o seu povo e para os seus deuses. Volte você também para casa com ela. 

A Promessa de Deus foi apenas para Abraão. Enquanto Ló estava com ele, a benção não foi entregue. Após a separação deles, no entanto, o Senhor entregou Canaã a Abraão e anunciou o nascimento de Isaque, que o tornaria Pai de muitas nações.

[16] Porém Rute respondeu: — Não me proíba de ir com a senhora, nem me peça para abandoná-la! Onde a senhora for, eu irei; e onde morar, eu também morarei. O seu povo será o meu povo, e o seu Deus será o meu Deus. [17] Onde a senhora morrer, eu morrerei também e ali serei sepultada. Que o Senhor me castigue se qualquer coisa, a não ser a morte, me separar da senhora!

Jesus, quando se anunciou como o Pão da vida, foi rejeitado por parte do povo judeu, que esperava que Ele se tornasse rei, não por quem Ele é, mas pelos milagres que Ele faz. Havia quem acreditasse que Jesus poderia proporcionar uma vida fácil, sem trabalho, na base dos milagres apenas, uma vez que Ele tinha acabado de fazer a primeira das duas multiplicações de pães e peixes.

Jesus chegou a questionar os seus discípulos, se eles também o abandonaria e a resposta foi que não, pois somente o Cristo poderia falar da vida eterna.

A única coisa que o Pai espera de nós é a fidelidade e o quebrantar de coração demonstrado por Rute em relação a Noemi, de o buscar e acompanhar até o último suspiro!

[18] Como Noemi viu que Rute estava mesmo resolvida a ir com ela, não disse mais nada. [19] E elas continuaram a viagem até Belém. Quando chegaram lá, toda a cidade ficou agitada por causa delas. E as mulheres perguntavam: — Esta é a Noemi? [20] Porém ela respondia: — Não me chamem de Noemi, a Feliz. Chamem de Mara, a Amargurada, porque o Deus Todo-Poderoso me deu muita amargura.

Essa agitação citada pela volta de Noemi podemos verificar também durante a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém e, mais recentemente, no retorno dos israelitas ao seu país de origem, após os muitos anos de exílio em outras nações, desde o tempo da Babilônia, de Nabucodonosor, retratada no livro de Daniel.

Entretanto, há uma coisa que ainda não foi tratada nesse retorno para Israel: a cegueira espiritual que os impedem de reconhecer o Messias, que já veio e voltará! Por isso, muitos deles, ainda, são amargurados e não vivem a verdadeira alegria.

[21] Quando saí daqui, eu tinha tudo, mas o Senhor me fez voltar sem nada. Então, por que me chamar de Feliz, se o Deus Todo-Poderoso me fez sofrer e me deu tanta aflição? [22] E foi assim que Noemi voltou de Moabe, com Rute, a sua nora moabita. Elas chegaram a Belém quando a colheita de cevada estava começando".

Noemi, assim como muitos de nós, olha pra trás e contabiliza todas as perdas materiais e emocionais que teve. Porém, o que realmente nos interessa e vale a pena de fato é o relacionamento com Cristo, que nos cura, liberta, garante o perdão dos pecados e a nossa eternidade com Ele.

Tudo o que há de material, ficará aqui. As emoções são passageiras e nos fazem tomar atitudes precipitadas, imediatistas, que fogem à racionalidade necessária para a caminhada com Cristo!

Precisamos nos esvaziar, estar limpos de coração para compreender e viver o amor do Pai por nós!

Que Israel, assim como muitos de mós, ainda, compreenda que o Pai esteve e está conosco sempre, razão pela qual só temos motivos de o agradecer, mesmo em meio às tribulações, e não de viver amargurado, com rancor e feridas abertas!

🇮🇱

Somos um só povo com Israel, com um único Deus e Pai, que vive e é eterno em amor, cuidado e Justiça!

Comentários

Postar um comentário