Lucas 21:34-36 NTLH
"[34] E Jesus terminou, dizendo: — Fiquem alertas! Não deixem que as festas, ou as bebedeiras, ou os problemas desta vida façam vocês ficarem tão ocupados, que aquele dia pegue vocês de surpresa, [35] como se fosse uma armadilha. Pois ele cairá sobre todos no mundo inteiro. [36] Portanto, fiquem vigiando e orem sempre, a fim de poderem escapar de tudo o que vai acontecer e poderem estar de pé na presença do Filho do Homem, quando ele vier".
Assim como nos tempos de Noé, as distrações, o satisfazer da própria vontade, são sérios rivais quando o assunto em questão é a existência de um relacionamento sincero e verdadeiro com o Pai.
Deus não aceita ser deixado de lado, em segundo plano, como um qualquer. Ele quer exclusividade da nossa parte.
A Palavra de Deus é o nosso grande manual de conduta. Lá está registrado como devemos nos comportar, o que devemos fazer, pensar e falar diante das mais diversas situações.
É necessário, no entanto, que tenhamos cuidado e muita atenção ao ler a Palavra. Há mensagens que não são descritas na totalidade em um único versículo. Temos de verificar em qual contexto aquilo está escrito e meditar a respeito.
Um dos versículos que muitos fazem uso de modo isolado e, por isso, errado é o de 1Corintios 10:31, que diz: "[31] Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus".
O que muitos ignoram é que este versículo é dito num contexto em que a consciência do nosso próximo pode ser abalada ou não, de acordo com aquilo que fizermos e servirmos de exemplo.
Para ficar mais claro: Paulo expõe uma situação relacionada ao alimento que consumimos. Ele cita que se estivermos em um ambiente não cristão, devemos aceitar tudo o que nos for oferecido, exceto em uma situação na qual o anfitrião deixe claro que se trata de algo consagrado.
Agora, se você comer algo que esteja consagrado e ninguém lhe avisar a respeito, não há problema, não há o porque se preocupar, uma vez que sempre oramos e agradecemos pelo alimento recebido.
Outra: você pode beber. Mas, se você está com alguém que é declaradamente fraco com bebida, que logo começa a falar bobagem, a criar um clima desagradável, por que você, cristão, vai beber? Quando você bebe próximo a esse tipo de pessoa, você dá o aval que ele tanto esperava: "olha lá, ele é crente e também bebe!".
Não digo com isso que o cristão deve beber escondido ou sozinho. Não! A bebida causa dependência, nos deixa sonolentos, distraídos e vulneráveis inclusive aos ataques demoníacos.
Entenda: normalmente, aquele que bebe não toma um único copo e para! Em geral, há uma dedicação de um período inteiro. Tardes e noites jogadas às traças, sem um mínimo de proveito!
A bebida, por isso, pode ser, e em muitos casos é, uma porta escancarada para o afastamento dos caminhos de Deus.
Tenha cuidado!
O comer e beber só pode ser para a glória de Deus se não houver nenhum pecado declarado embutido nisso!
Nós conhecemos - ou ao menos deveríamos conhecer - a verdade!
Não brinque com a sua eternidade!
Amém.
ResponderExcluir