Tenha compaixão dos pobres e viva segundo a vontade do Pai

Provérbios‬ ‭19:17‬ ‭NVI‬‬

"[17] Quem trata bem os pobres empresta ao Senhor, e ele o recompensará".

Há quem diga, e com total razão, que cuidar dos pobres é, antes de qualquer coisa, uma missão dos nossos governantes, e não nossa! Afinal de contas, se temos uma quantia exorbitante de impostos, que são cobrados todos os meses, parte dessa verba deve, também, ser aplicada para esta finalidade!

Entretanto, a coisa não é bem assim com Deus.

Veja a orientação que o Pai nos deixa, através dos escritos de Moisés, em Deuteronômio 15:7-8,10-11 - ‭‭‭‭"[7] “Se houver algum israelita pobre em qualquer das cidades da terra que o Senhor, o seu Deus, está dando a vocês, não endureçam o coração, nem fechem a mão para com o seu irmão pobre. [8] Ao contrário, tenham mão aberta e emprestem-lhe liberalmente o que ele precisar".

"[10] Dê-lhe generosamente e sem relutância no coração; pois, por isso, o Senhor, o seu Deus, o abençoará em todo o seu trabalho e em tudo o que você fizer. [11] Sempre haverá pobres na terra. Portanto, eu ordeno a você que abra o coração para o seu irmão israelita, tanto para o pobre como para o necessitado de sua terra".

O grande desafio da nossa sociedade atual é que a mentira é usada para a manutenção de vícios e práticas que são contrárias à Palavra de Deus.

 Lembro que, no final do ano passado, ao sair da farmácia, um morador de rua pediu dinheiro para comprar um lanche, segundo ele, em uma padaria que ficava há dois quarteirões de onde estávamos. Olhei nas redondezas e, próximo de onde conversávamos, havia uma pastelaria renomada.

Olhei pra ele e disse: "vem comigo! Eu pago um lanche pra você na pastelaria!". Apesar de ser uma pastelaria, havia todas as sortes de salgados e lanches no local. Logo, o que ele tanto queria comer também teria lá. Ele olhou pra mim, com aparente frustração no olhar, sorriu, agradeceu e disse que não queria!

A iniciativa dele, pra mim, deixou clara a intenção de ter o dinheiro para que ele o usasse em uma outra finalidade qualquer, bem diferente de saciar a fome com um lanche de padaria.

Hoje, por sua vez, eu estava na pastelaria. E um homem veio pedir que eu lhe pagasse um lanche. Demorei a responder que sim, por ficar desconfiado, ao lembrar do ocorrido passado. 

Fui, então, ao caixa, paguei o lanche e entreguei a ficha pra ele ir ao balcão e retirar o pedido. Fiquei a observar o que ele fazia. E confesso que fiquei emocionado e agradecido ao Pai por ver ele sentado numa das mesas da pastelaria, devorando o lanche e tomando o refresco.

Deus é bom!

Para encerrar, convido o nobre e amado leitor a refletir sobre a questão da pobreza em nosso País. Nós precisamos ajudar, sim, e em todos os aspectos que o Senhor nos permitir ajudar! Não podemos fechar nossos olhos e nem o nosso coração para eles!

Lembre-se que Jesus, sendo rico, se fez pobre para que alcancemos a prosperidade! E mais: um dos exemplos mais lindos de total entrega e adoração ao Pai é dado por uma viúva pobre (Lucas 21:1-4), que, segundo o próprio Cristo, "deu tudo o que tinha para viver".

Vamos orar?

Pai querido e soberano Deus, graças te dou pela oportunidade de partilhar o pão com os meus irmãos na fé e de poder contribuir com aqueles que passam dificuldade, que têm fome e sede, tanto da tua Palavra como do alimento que perece. Pai, usa-me para o que te agrada! Permita que almas sejam curadas e santificadas para a tua honra e glória, no nome de Jesus, sem qualquer mentira e engano! Que aquele que sente fome e sede, que não tem onde morar, onde trabalhar, que carece de recursos financeiros e de outro tipo de ajuda, sejam contemplados pela tua Destra poderosa, sejam assistidos em todas as coisas e saibam reconhecer a grandeza do teu agir, da tua Majestade! No nome de Jesus, eu oro e agradeço pela tua eterna bondade, compaixão e fidelidade! Amém!

Comentários

Postar um comentário