Salmos 25:6-11 NVI
"[6] Lembra-te, Senhor, da tua compaixão e da tua misericórdia, que tens mostrado desde a antiguidade. [7] Não te lembres dos pecados e transgressões da minha juventude; conforme a tua misericórdia, lembra-te de mim, pois tu, Senhor, és bom. [8] Bom e justo é o Senhor; por isso mostra o caminho aos pecadores. [9] Conduz os humildes na justiça e lhes ensina o seu caminho. [10] Todos os caminhos do Senhor são amor e fidelidade para com os que cumprem os preceitos da sua aliança. [11] Por amor do teu nome, Senhor, perdoa o meu pecado, que é tão grande!"
Nesta semana de primícias, em que dedicamos atenção especial à compaixão, convido o nobre leitor para uma reflexão sobre o que a Palavra nos ensina e revela sobre o tema. Para tanto, recomendo que pegue uma boa xícara de café, com um pedaço generoso de bolo, para saborear com muita calma, enquanto realiza a meditação!
Para começar, é importante destacar que o Salmo 25 foi escrito pelo Rei Davi, conhecido por ser um homem segundo o coração de Deus. Alguém, portanto, que era falho, como nós somos, mas que buscava ao Pai com verdade, de todo o coração e se arrependia dos pecados que cometia.
Perceba, querido leitor, que Davi invoca, clama pela compaixão e misericórdia do Pai. Isso demonstra um quebrantar de coração, um interesse em estar alinhado ao propósito do Todo Poderoso! Nós podemos fazer isso também, a partir da nossa oração, da leitura bíblica e da prática do jejum.
Quando Davi fala sobre o fato de todos os caminhos do Senhor serem voltados ao amor e à fidelidade, ele argumenta sobre um agir com compromisso, uma disponibilidade para realizar algo que agrada ao Pai e o foco esteja todo direcionado à Palavra, que causa transformação, confronto e nos convida à disciplina!
Somente aquele que for fiel até o fim será recompensado e desfrutará da eternidade com verdadeira paz, alegria, sem mais choro, luto e ranger de dentes.
A compaixão do Pai, portanto, está no garantir que todos nós tenhamos a oportunidade de conhecer, vivenciar e praticar a verdade anunciada por Ele nas Escrituras sagradas. Ele não faz acepção de pessoas, mas nos garante o livre arbítrio, para que possamos escolher qual caminho trilhar.
O convite, da parte dEle, é realizado com insistência e sempre!
A resposta, por sua vez, é totalmente sua!
Vamos orar?
Pai querido e soberano Deus, graças te dou pela oportunidade que temos de conhecer, vivenciar e praticar a tua Palavra! Obrigado, Pai, por nos ensinar, por permitir que tenhamos o direito de nos relacionar contigo! Sabemos que somos pecadores, que precisamos nos aperfeiçoar, ter mais compromisso e foco quanto ao que em verdade retrata a tua vontade. É uma honra, um imenso prazer ter a tua companhia e direção em todos os momentos, em todos os nossos dias! Pai, perdoa-nos pelos nossos pecados, lava-nos com o sangue do Cordeiro para que sejamos santificados, purificados e totalmente limpos de toda e qualquer iniquidade! Nossa alegria e prazer está na tua presença! No nome de Jesus, oro e agradeço por tua compaixão e misericórdia conosco, hoje e sempre! Amém!
Amém.
ResponderExcluir