Êxodo 12:3-10 NVI
[3] Digam a toda a comunidade de Israel que no décimo dia deste mês todo homem deverá separar um cordeiro ou um cabrito para a sua família, um para cada casa. [4] Se uma família for pequena demais para um animal inteiro, deve dividi‑lo com o seu vizinho mais próximo, que tenha um número adequado de pessoas em casa para compartilhar e conforme o que cada um puder comer. [5] O animal escolhido será macho de um ano, sem defeito, e pode ser cordeiro ou cabrito.
[6] Guardem‑no até o décimo quarto dia do mês, quando toda a comunidade de Israel irá sacrificá‑lo, ao pôr do sol. [7] Então, peguem um pouco do sangue e passem nas laterais e nas vigas superiores das portas das casas nas quais vocês comerão o animal. [8] Naquela mesma noite, comerão a carne assada no fogo, com ervas amargas e pão sem fermento. [9] Não comam a carne crua nem cozida em água, mas assada no fogo: cabeça, pernas e vísceras. [10] Não deixem sobrar nada até pela manhã; caso isso aconteça, queimem o que restar.
Nobre e amado leitor, você, por acaso, tem noção do significado de cada um dos alimentos consumidos, pelo povo judeu, durante a celebração da Páscoa?
O pão sem fermento, é uma simbologia de como o nosso coração deve estar perante Deus: puro, limpo e livre de qualquer influência, doutrina e filosofia.
As ervas amargas nos lembram dos tempos difíceis, de grande luta, da escravidão no Egito, momento este em que demos as costas ao Deus de amor e vivemos afastados dEle por aproximadamente 430 anos.
Quanto ao cordeiro assado, anunciava o sacrifício perfeito, sem máculas e manchas, que garantia a nossa reaproximação do Pai, sem qualquer culpa ou condenação!
(O nosso Cordeiro perfeito, o Cordeiro Pascal, é Cristo Jesus, nosso Senhor e Salvador)!
Ou seja, a Páscoa nos prepara para um relacionamento com o Pai, por intermédio de Cristo, livres de qualquer pecado, purificados e santificados através da oração, do jejum e da meditação da Palavra, sempre sabendo quem éramos, de onde viemos e o que fazíamos, para que, hoje, possamos exaltar e honrar o único e Maravilhoso Rei da Glória!
Vamos orar?
Pai querido e soberano Deus, oro, no nome de Jesus, para que a celebração desta Páscoa seja a mais linda e especial de todas para ti! Sabemos do significado e da relevância dela para nós! A Páscoa representa, em verdade, o perdão, o fim da escravidão por meio do pecado! Pai, queremos te honrar, glorificar e exaltar em todos os momentos, em todos os nossos dias! É uma imensa hora e alegria viver na tua presença, sem qualquer culpa e condenação! Precisamos de ti, Pai amado, em tudo e para tudo! Pela graça, temos a oportunidade de viver a eternidade e saborear um banquete, muito variado, no qual o Senhor é o grande anfitrião! Obrigado, Pai, pelo teu amor, pela chance dada de nos relacionar, com total entrega, dedicação e amor! No nome de Jesus, eu oro e te agradeço! Amém!
Amém. Glória a Deus.
ResponderExcluir