2Samuel 10:1-8 NVI
[1] Algum tempo depois, o rei dos amonitas morreu, e Hanum, o seu filho, sucedeu‑o como rei. [2] Davi pensou: “Serei bondoso com Hanum, filho de Naás, como o pai dele foi bondoso comigo”. Então, Davi enviou uma delegação para expressar condolências a Hanum pela morte do seu pai. Quando os servos de Davi chegaram à terra dos amonitas, [3] os líderes amonitas disseram a Hanum, o seu senhor: ― Achas mesmo que Davi está honrando o teu pai ao enviar mensageiros para expressar condolências? Não percebes que Davi te enviou estes servos como espias para examinarem a cidade e destruí‑la?
[4] Então, Hanum prendeu os mensageiros de Davi, rapou metade da barba de cada um, cortou metade das roupas deles até as nádegas e os mandou embora. [5] Quando Davi soube disso, enviou mensageiros ao encontro deles, pois haviam sido profundamente humilhados, e mandou dizer‑lhes: “Fiquem em Jericó até que a barba cresça e retornem em seguida”. [6] Vendo que tinham atraído sobre si o ódio de Davi, os amonitas contrataram vinte mil soldados de infantaria dos arameus de Bete-Reobe e de Zobá, mil homens do rei de Maaca e doze mil dos homens de Tobe.
Repare, nobre leitor, que o Rei Davi quis realizar um ato de bondade com Hanum, em solidariedade à morte do pai dele, com quem tinha um bom relacionamento político e militar.
Hanum, por sua vez, se deixou levar pelos comentários dos seus líderes, que atuaram como conselheiros dele naquele devido instante.
O resultado? O que era para ser um encontro diplomático, para o fortalecimento de uma aliança, virou num confronto, com requinte de crueldade e humilhação.
Este não é o único exemplo de maus conselheiros e de más influências citado nas Escrituras sagradas.
Lembra de Roboão, filho de Salomão?
Ele preferiu dar atenção aos "amigos" de infância, ao invés de ouvir os anciãos de Israel.
O resultado? Um racha entre as tribos de Israel, de modo que Judá e Benjamin formaram o Reino de Judá, tendo Jerusalém como capital e as outras dez tribos formaram o Reino de Israel, em que a capital passou a ser Samaria.
Pela Promessa feita a Davi, seu servo, de sempre colocar um sucessor daquele que é, até hoje, o Rei mais famoso de Israel, o Senhor protegeu o Reino de Judá, de onde viria o Messias, nosso Senhor e Salvador: Cristo Jesus!
Vamos orar?
Pai querido e soberano Deus, oro, no nome de Jesus, para que o Senhor nos abençoe com sabedoria, entendimento e discernimento para não nos deixar levar por comentários, críticas ou sugestões feitas por terceiros, mas que nos amparemos e nos apoiemos na tua Palavra e verdade! Que a nossa atenção seja somente para os teus dizeres e instrução, Pai amado! Que possamos desprezar toda manifestação mundana e sejamos santificados e purificados segundo a tua Palavra, o alimento mais puro e perfeito que podemos ter em vida! No nome de Jesus, eu oro e te agradeço! Amém!
Amém.
ResponderExcluir