Homens: reparem os muros, mas em Cristo!

Isaías 58:11-12 NVI‬

[11] O Senhor o guiará constantemente; satisfará os seus desejos em uma terra ressequida pelo sol e fortalecerá os seus ossos. Você será como um jardim bem regado, como uma fonte cujas águas nunca faltam. [12] O seu povo reconstruirá as velhas ruínas e restaurará os alicerces antigos; você será chamado Reparador de Muros Rachados, Restaurador de Ruas e Moradias.

Sempre que leio esta passagem do livro de Isaías, duas lembranças vêm à minha mente.

A primeira delas é referente à Neemias, que, com o apoio do rei Artaxexes, foi à Jerusalém, para a reconstrução dos muros daquela cidade.

A segunda, diz respeito à simbologia desse reparo nos muros. Se há a necessidade de reparo, é por existir falhas, imperfeições, brechas que permitem a entrada e a permanência do pecado.

Sobre Neemias, trago à discussão o como ele foi à Jerusalém, tendo o apoio do rei: Ele orou ao Senhor, para que Ele o abençoasse e permitisse ir à cidade de Davi, onde os pais dele estavam enterrados, para essa reconstrução, de modo a não permitir que Jerusalém ficasse exposta, à disposição dos inimigos, para ser invadida e tomada.

O Senhor ouviu a oração de Neemias. Ele quebrantou o coração do rei, que, não apenas permitiu a ida de Neemias, como escreveu cartas de recomendações, para que não houvesse qualquer impedimento nesse deslocamento e, ainda, tivesse o material necessário para essa reforma audaciosa e necessária!

Mesmo com a benção do Pai e do rei, Neemias teve de lidar e experimentar a oposição de Sambalate, que achava aquilo tudo muito ridículo, uma perda de tempo.

Infelizmente, até no nosso meio, existem muitos como Sambalate, que tentam minar o nosso foco, a nossa dedicação e energia, para realizar o que é certo e do agrado do Pai. Há muita falácia, reclamações infundadas, fofocas e distrações.

Neemias, por sua vez, sempre esteve atento e compromissado com Deus. Fez o que tinha de fazer, resolveu o problema, sem se esquivar às gracinhas das trevas. As brechas, foram todas eliminadas, assim como as imperfeições na muralha de Jerusalém!

O mais interessante nisso tudo, foi que, em nenhum momento, o Senhor mandou Neemias realizar essa tarefa. Ele fez, por saber que era necessário e do agrado do Pai, que, ao ver a inclinação do coração daquele que era o copeiro do rei, permitiu que todas as portas fossem abertas para ele.

Vamos orar?

Pai querido e soberano Deus, oro, no nome de Jesus, para que o Senhor nos mantenha alinhados aos teus propósitos, assim como fez Neemias, ao ponto de orarmos e pedirmos por aquilo que o Senhor não pediu, mas sabendo que se trata de algo do teu agrado! Queremos caminhar junto a ti, sem nos preocupar com Sambalates e outras tantas murmurações e distrações! Nosso foco deve estar inteiramente em ti, de modo que não haja imperfeições, brechas em que o pecado possa transitar livremente e estabelecer morada em nosso meio! Que tenhamos a mesma dedicação e força de vontade de Neemias, para que as muralhas que protegem a nossa família, o nosso trabalho, a nossa igreja, os nossos pastores, não seja deteriorada, mas preservada e cuidada com imenso carinho e responsabilidade, para não te decepcionar em nada e cumprir com o nosso papel de homem à frente de todas as coisas, como restauradores de muros, para a tua honra e glória, no nome de Jesus! Amém!

Comentários

Postar um comentário