O ser humano, na maior parte das vezes, inicia um trabalho ou relacionamento tendo em vista as recompensas que ele pode conquistar, seja para ele próprio ou para um determinado grupo em comum.
Gostamos e precisamos ser agradados.
Necessitamos disso!
E justamente por se tratar de algo tão importante, não podemos pecar, ao ponto de praticar o egoísmo. Precisamos e devemos compartilhar isso com àqueles que estão à nossa volta e também necessitam de atenção e reconhecimento.
Mas, cuidado: a recompensa, no Reino de Deus, não é como a que é dada no mundo.
Jesus nos ensina a ajudar quem precisa, sem que a gente receba necessariamente algo de volta.
Para que você possa entender melhor, vamos à Palavra: o próprio Jesus nos convida à reflexão em Mateus 5-46: "Porque, se vocês amam aqueles que os amam, que recompensa terão?".
Ou seja, a recompensa, neste caso, não vem do você fazer o mais fácil e cômodo, que é o retribuir aquilo que recebeu de alguém que ama, tem afinidade. Temos, também, de fazer o mesmo por aqueles que não gostam da gente, nos odeiam, não nos suporta.
"Se o seu inimigo tiver fome, dê-lhe de comer, se tiver sede, dê-lhe de beber, porque assim você amontoará brasas vivas sobre a cabeça dele, e o Senhor recompensará você" (Provérbios 25 21-22).
Entendeu?
Outra: "A recompensa da humildade e do temor ao Senhor são riquezas, honra e vida." (Provérbios 22-4).
Alerta vermelho: em relação às riquezas, é importante salientar que tudo o que usufruímos e "possuímos" aqui, pertence, em verdade, a Deus. Logo, atuamos como administradores daquilo que Ele nos permite usar e ter por um determinado momento e ocasião e, um dia, prestaremos conta disso a Ele.
A humildade, na linguagem cristã, significa você ter um coração disposto e a atitude de servir aos outros e não esperar que alguém faça algo por você, de modo a lembrar que nem mesmo Jesus veio ao mundo para ser servido.
"E quem quiser ser o primeiro entre vocês, que seja servo de vocês; tal como o Filho do Homem, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos" (Mateus 20 27-28).
Com o que o próprio Jesus nos diz, é possível notar que o humilde será honrado.
É necessário que tenhamos sabedoria para realizar tudo de acordo com a Palavra de Deus, sem se desviar para a direita ou à esquerda. Em Provérbios 9-10 é dito que "o temor do Senhor é o princípio da sabedoria; conhecer o Santo é ter entendimento".
A recompensa para a luta diária e exaustiva que encaramos todos os dias, é a vida eterna ao lado dEle, que sempre nos faz o convite:
"Venham a mim todos vocês que estão cansados e sobrecarregados, e eu os aliviarei. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve" (Mateus 11 28-30).
Jesus te abençoe!
Comentários
Postar um comentário