O comportamento do cristão segundo o coração de Deus

 


Em 1Coríntoos 11-1, o Apóstolo Paulo nos orienta: "Sejam meus imitadores, como também eu sou imitador de Cristo".

O primeiro e mais importante mandamento a ser cumprido por nós é este: "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força. O segundo é: Ame o seu próximo como você ama a si mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes" (Marcos 12 30-31).

Ao seguirmos os mandamentos em destaque acima, damos o primeiro e mais importante passo para imitar Jesus.

Para amar, e de todo o coração, precisamos de um coração quebrantado e, para isso, contamos com o auxílio do Espírito Santo, como é relatado em Isaías 61-1: 

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me para curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a por em liberdade os algemados".

Segundo afirma Davi, no Salmos 51-17: "Sacrifício agradável a Deus é o Espírito quebrantado; coração quebrantado e contrito".

O coração quebrantado e contrito permite o desenvolvimento e aplicação direta dos frutos do espírito, citados em Gálatas 5 22-23: "Mas o fruto do espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei".

Outra: não há como nos aproximar de Jesus sem obedecer a orientação dada pelo próprio Deus a Josué, em Josué 1-8: "Não cesse de falar deste Livro da Lei; pelo contrário, medite nele dia e noite, para que você tenha o cuidado de fazer segundo tudo o que nele está escrito; então você prosperará e será bem-sucedido".

Devemos, também, orar (Mateus 6 5-15); ter fé (Hebreus 11-1); jejuar (Isaías 58 e Mateus 6 16-18); ser humildes e nos humilhar (Filipenses 2 1-11); perdoar 70x7 (Mateus 18 21-35); dar a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus (Lucas 20 20-26); servir uns aos outros (Mateus 20 20-28).

Ao alcançar tal nível de excelência, teremos verdadeiro temor a Deus, baseado na sabedoria (Provérbios 1-7 e 2-5), para desempenhar o que é recomendado em Efésios 5 21-33, 1Timóteo 1-13 e em Tito 2.

Jesus o abençoe e proteja!

Comentários