O justo, na ótica de Deus


Ser justo, no Reino de Deus, vai muito mais além de você adotar uma postura coerente e seguir apenas pelo caminho da justiça.

Trata-se, em verdade, de uma questão de obediência, de caminhar com Deus e possuir um coração quebrantado, inclinado às vontades do nosso Senhor.

Noé, encarregado pela construção da arca que preservou a vida de sua família e espécies de animais durante o dilúvio, é anunciado como justo, em Gênesis 7-1.

Em Gênesis 6-9, quando Noé já era tratado por justo, veio a explicação: ele era "íntegro entre os seus contemporâneos" e "andava com Deus".

Em Isaías 61 1-3, o profeta de Deus fala sobre a relação do justo com a salvação, que só viria a acontecer muito tempo depois, com a vinda de Jesus.

"O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos pobres, enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos, e a por em liberdade os algemados, a apregoar o ano aceitável do Senhor e o dia da vingança do nosso Deus, a consolar todos os que choram e a por sobre os que choram em Sião uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria em vez de pranto, manto de louvor em vez de espírito angustiado. Eles serão chamados carvalhos de justiça, plantados pelo Senhor para a sua glória".

Em Gênesis 18 16-33, Deus se questiona se deveria ou não revelar a Abraão o que pretendia fazer contra Gomorra, tendo em vista que ele se tornaria uma importante nação.

O pai da fé clamou ao Senhor, que deixou claro que se houvessem algum justo na cidade, não a destruiria por amor a ele.

A sabedoria também anda de mãos dadas com o justo. No caso referente à mulher adúltera, tentaram armar para que Jesus fosse preso e condenado, mas a ideia foi frustrada,mais uma vez, pois o nosso Deus respeitou a Lei de Moisés, ao citar a possibilidade do apedrejamento e chamou opovo à realidade, uma vez que todos ali eram pecadores, assim como a moça.

No livro de Provérbios há muitas referências ao que acontece ou deixa de acontecer com o justo.

E o mais importante que podemos levar adiante com tudo isto é que precisamos estar a cada dia mais próximos de Deus e tratá-lo como prioridade.

Somente assim seremos justos aos olhos dEle.

Comentários