Honre quem sempre te honra


Tratar de assuntos como dízimos e ofertas são trazidos à tona, há quem fale em enriquecimento ilícito, em roubalheira ou coisa do gênero. Confesso que, antes de me converter, era um dos que assim pensava.

Com o conhecimento da Palavra, no entanto, podemos verificar que os dízimos e as ofertas são usadas para a manutenção da Casa de Deus, assim como dos ministérios que a igreja investe e aperfeiçoa, para atender a comunidade mais carente.

E mais (Alerta vermelho): quem tenta obter vantagem, algum ganho pessoal nesta prática que é de Deus, não ficará impune. Basta ler Atos 5 1-11, sobre Ananias e Safira para compreender.

Normalmente, nos cultos, dois dos versículos mais lidos para abordar o tema dos dízimos e ofertas são os seguintes: Provérbios 3 9-10 e Malaquias 3-10. Porém, há muitos outros exemplos, seja no Antigo ou no Novo Testamento, desde Caim e Abel, até Jesus Cristo.

O mais importante a se ressaltar diante de dízimos e ofertas é que isso não deve ser uma prática realizada por simples obrigação, mas com alegria e prazer, por decompreender que Deus é quem nos provê todas as coisas e, por isso, o devolver 10% pra Ele é, antes de qualquer coisa, um ato de reconhecimento à generosidade dEle, que nos permite ficar com os outros 90%.

Sobre os 90%, convido o nobre leitor a uma reflexão importante: se você sabe que 100% da renda que está em suas mãos pertence ao Senhor, faz sentido gastarmos com as coisas mundanas? Deus espera que continuemos focados com as coisas do Reino, para que o nome dEle seja sempre exaltado.

Em Ezequiel 18 12-13 é dito o como não devemos nos portar: "oprimir o pobre e necessitado, praticar roubos, não devolver o penhor, levantar os olhos para os ídolos, cometer abominação, emprestar para ter lucro e cobrar juros, será que esse viverá? Não viverá. Ele fez todas estas abominações e será morto; é responsável pela própria morte".

O Apóstolo João alerta: "Ora, se alguém possui recursos deste mundo e vê seu irmão passar necessidade, mas fecha o coração para essa pessoa, como pode permanecer nele o amor de Deus?" (1João 3:17).

E Jesus, o Cristo, nos ensina: "Dê a quem lhe pede e não volte as costas ao que quer lhe pedir emprestado" (Mateus 5:42).

"Quando, pois, você der esmola, não fique tocando trombeta nas sinagogas e nas ruas, como fazem os hipócritas, para serem elogiados pelos outros. Em verdade lhes digo que eles já receberam a sua recompensa".

"Mas, ao dar esmola, que a sua mão esquerda ignore o que a mão direita está fazendo,  para que a sua esmola fique em secreto. E o seu Pai, que vê em secreto, lhe dará a recompensa" (Mateus 6:2‭-‬4).

Contudo, sigamos o mandamento dado por Deus, não apenas em relação ao dízimo e às ofertas, mas em tudo o que fizermos: "Ame o Senhor, seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e com toda a sua força.”  O segundo é: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo.”  Não há outro mandamento maior do que estes".
(Marcos 12:30‭-‬31).

Que o nosso Senhor o abençoe!

Comentários