Não caia no pecado da comparação

Clamei ao Senhor e Ele respondeu minha oração. Para o honrar e demonstrar o quanto estou grato, pedi que Ele tocasse o meu coração para que eu pudesse colocar neste Guerreiro da Notícia, um louvor que o agradasse, abrindo espaço, inclusive, para alguma pregação, devocional.

E o Senhor falou: “Alerte para que não caiam no pecado da comparação. Há quem defenda Paulo e quem acredite em Pedro, mas lembre-se do que é dito aos Corintios”.

A mensagem em questão está em 1Corintios 1 10-13, que diz: “Irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, peço-lhes que todos estejam de acordo naquilo que falam e que não haja divisões entre vocês; pelo contrário, que vocês sejam unidos no mesmo modo de pensar e num mesmo propósito". 

"Pois, meus irmãos, fui informado a respeito de vocês por alguns membros da casa de Cloe de que há brigas entre vocês".

"Refiro-me ao fato de cada um de vocês dizer: ‘Eu sou de Paulo’, ‘Eu sou de Apolo’, ‘Eu sou de Cefas’ [Pedro], 'Eu sou de Cristo'. Será que Cristo está dividido? Será que Paulo foi crucificado por vocês ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?”.

Paulo não é Deus e nem Pedro Papa.

Paulo é um Apóstolo usado por Deus para apresentar o evangelho aos gentios e àqueles judeus que ainda creem que o Messias não veio a primeira vez, além de ser um embaixador do Reino de Deus, ao criar igrejas e as cuidar mundo afora.

Cefas, ou Pedro, como preferir, foi, ao lado de João um dos Apóstolos que mais caminharam com Jesus e vivenciou seu aprendizado.

A partir disso, ele também foi peça fundamental para que conhecêssemos na prática a aplicação do comportamento de um verdadeiro cristão, com seus erros e acertos e, claro, arrependimento.

Muitos o anunciam como o primeiro Papa, porém, Pedro, que ficou responsável por “edificar a igreja” (Mateus 16-18), é um servo de Cristo, que, Este sim, é a maior autoridade de todas.

Em Colossenses 1-18 diz que: “Ele é a cabeça do corpo, que é a igreja. Ele é o princípio, o primogênito dentre os mortos, para ter a primazia em todas as coisas”.

Ou seja: Cristo é o cérebro, aquele que dá o comando. Nada é feito sem a autorização dele. Pedro, Paulo, os demais Apóstolos, eu, você, somos parte do corpo dEle. O sangue que circula em nossas artérias e permite o movimento, a força, o equilíbrio, vem dEle. Os músculos desenvolvem por intermédio dEle.

Por isso devemos ter um cuidado especial, inclusive com o que falamos, pois, se o que nos rege é Cristo, o que falamos não pode fugir da verdade que Ele anuncia.

Como se vê, Paulo, Pedro, Apolo e todos os demais nomes que lemos constantemente na Bíblia, são humanos, sujeitos ao pecado, mas que preferiram o caminho da santidade, assim como você e eu. Não há diferenças entre nós.

O Senhor é o diferente.

E por isso Ele é Deus!

Jesus abençoe seu dia e vida, neste dia de descanso!

Comentários