O Anjo do Senhor


São muitas as citações a respeito do Anjo do Senhor no Antigo Testamento.

Quando li a Bíblia pela primeira vez, há cinco anos atrás, e me deparei com essa nomenclatura, não tive o entendimento de hoje, ao ponto de compreender que não era feita qualquer tipo de referência aos anjos Miguel e Gabriel, que eram os mais citados, em especial no Novo Testamento.

Para melhor explicar a ação do Anjo do Senhor, que, na verdade, é o nosso Senhor Jesus Cristo no Antigo Testamento, destacarei alguns fatos abaixo, com trechos em negrito, para o fácil entendimento.

"O Anjo do Senhor respondeu: 'Por que você me pergunta pelo meu nome, que é Maravilhoso?'" (Juízes 13:18).

Lembra de Isaías 9-6? "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: 'Maravilhoso Conselheiro', 'Deus Forte', 'Pai da Eternidade', 'Príncipe da Paz'".

"O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem e os livra" (Salmos 34:7).

O Senhor, como está escrito no livro de Salmos, capítulo 121, é o Guarda de Israel. Ele está sempre alerta, vigilante. Por isso estamos protegidos.

"Eis que estou à porta e bato;   se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo" (Apocalipse 3:20).

O Anjo do Senhor também apareceu e falou com Abraão, com Elias, Eliseu, Davi, Gideão, entre outros mais.

A passagem que mais chama minha atenção, no entanto, é a de Números 22 21-36, em que a jumenta de Balão vê o Anjo do Senhor com uma espada na mão e, mesmo ao ser espancada cruelmente, protege Balão da morte.

Esta, pra mim, mostra que, em muitas das vezes, os animais demonstram uma sensibilidade muito maior para as coisas do Reino de Deus, diferente do ser humano, que reluta e se dedica ao conhecimento e meditação da Palavra nos momentos de crise.

Outra: Em Gênesis 32 22-32 Jacó lutou com o Anjo do Senhor e terminou abençoado, ao receber o mome de Israel, "pois você lutou com Deus e prevaleceu". Nome da Nação que é a menina dos olhos do Senhor e, nos tempos de Davi, teve sua capital constituída em Jerusalém.

Jesus te abençoe e ilumine!

Comentários