Pecar é uma escolha. Fuja do Acusador, olhe pra Deus


Sempre que estamos em uma batalha, uma guerra, é fundamental que conheçamos o nosso oponente, para saber quais armas, estratégias devemos e podemos usar.

Satanás, também conhecido por Adversário, Acusador, Devorador, o Diabo é o inimigo em questão. Em 1Pedro 5-8, o Apóstolo Pedro deixa o seguinte alerta: "Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar".

Se Satanás está em derredor, em volta, ele não nos alcança de imediato, pois estamos blindados pela presença do Espírito Santo, que nos protege a todo instante. Logo, qual a artimanha usada por ele?

O Acusador sabe que temos o livre arbítrio para definir o que fazer e o que não. Ele sabe também que somos influenciáveis, pecadores, inclinados às práticas da carne, ao invés do espírito. Para alcançar o êxito total, ele lança uma tentação, para que caiamos na armadilha e fiquemos confusos.

Porém, nenhuma tentação é mais poderosa que o nosso Deus, que sempre nos oferece um escape, como é mostrado em 1Corintios10-13: "Não sobreveio a vocês nenhuma tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar; pelo contrário, juntamente com a tentação proverá livramento, para que vocês a possam suportar".

No livro de Jó, podemos constatar que Satanás tem poder limitado. Ele nada pode fazer sem, antes, prestar contas e ter a permissão do nosso Senhor.

"Num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se diante do Senhor , veio também Satanás entre eles. Então o Senhor perguntou a Satanás: — De onde você vem? Satanás respondeu ao Senhor : — De rodear a terra e passear por ela". 

"E o Senhor disse a Satanás: — Você reparou no meu servo Jó? Não há ninguém como ele na terra. Ele é um homem íntegro e reto, que teme a Deus e se desvia do mal.  Então Satanás respondeu ao Senhor : — Será que é sem motivo que Jó teme a Deus?"

"Não é verdade que tu mesmo puseste uma cerca ao redor dele, da sua casa e de tudo o que ele tem? Abençoaste a obra de suas mãos, e os seus bens se multiplicaram na terra". 

"Mas estende a tua mão e toca em tudo o que ele tem, para ver se ele não blasfema contra ti na tua face.  Então o Senhor disse a Satanás: — Você pode fazer o que quiser com tudo o que ele tem; só não estenda a mão contra ele. Então Satanás saiu da presença do Senhor". (Jó 1:6‭-‬12).

Ou seja, nobre leitor: se Deus nos guarda e protege de um ataque direto tramado por Satanás, nos oferece escapes às tentações e não concede plenos poderes ao inimigo, para fazer o que bem entender conosco, podemos concluir que o pecar não se trata de um ato falho, algo característico do ser humano, mas, sim, de uma escolha.

Temos de ter a consciência que "aquele que converte o pecador do seu caminho errado salvará da morte a alma dele e cobrirá uma multidão de pecados" (Tiago 5:20).

Para encerrar, nunca esqueça desta verdade: "Assim diz o Senhor , que o criou e formou desde o ventre materno, e que o ajuda: “Não tenha medo, meu servo Jacó, meu amado, a quem escolhi.  Porque derramarei água sobre o chão sedento e torrentes sobre a terra seca. Derramarei o meu Espírito sobre a sua posteridade e a minha bênção sobre os seus descendentes,  e eles brotarão como a relva, como salgueiros junto às correntes de água.” 

“Um dirá: ‘Eu sou do Senhor ’; outro se chamará pelo nome de Jacó; o outro ainda escreverá na própria mão: ‘Eu sou do Senhor ’, e por sobrenome tomará o nome de Israel.”  Assim diz o Senhor , o Rei e Redentor de Israel, o Senhor dos Exércitos: “Eu sou o primeiro e eu sou o último, e além de mim não há Deus". (Isaías 44:2‭-‬6).

"Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel" (Isaías 41:10).

Jesus te abençoe!

Comentários