A idolatria e o desprezo à Palavra

 


Muitos, quando se fala em idolatria, não compreendem exatamente do que se trata. Há quem diga, por exemplo, que o citar um jogador de futebol como ídolo é um pecado. Definitivamente, não é este o caso.

O você considerar um jogador como ídolo não é visto como problema, até o momento em que você o reconhece como um atleta modelo, o melhor da equipe, o craque do time.

O problema em questão passa a existir a partir do momento em que passamos a viver em função daquele jogador. Nada mais importa para, somente o que ele fala, pensa, faz, fala, come e considera relevante.

Isso é idolatria: o focar em apenas um ponto, uma pessoa e ignorar o restante, sendo escravo de um sentimento, uma paixão momentânea. Endeusar alguém.

Deus não se agrada de tal coisa.

Ele quer que estejamos voltados somente para Ele, com as causas e princípios dEle, de modo a sermos totalmente dependentes dEle.

O motivo para isso, todos sabemos: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito,   para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.  Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele" (João 3:16‭-‬17).

Quem mais nos amou tanto?

É com base nesse amor que, nós, cristãos, consideramos o nosso Deus como o único digno e merecedor de adoração. "Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém" (Romanos 11:36).

A adoração a ídolos, e qui falo daqueles feitos a mão, pelo próprio homem, como, por exemplo, o bezerro de ouro feito por Araão (Êxodo 32 1-10), a pedido do povo, que estava impaciente com a ausência e demora de Moisés, que estava com Deus há 40 dias e 40 noites.

Nós cremos e defendemos o que a Palavra diz. E é isto o que ela nos revela: "De que vale uma imagem feita por um escultor? Ou um ídolo de metal que ensina mentiras? Pois aquele que o faz confia em sua própria criação, fazendo ídolos incapazes de falar".

"Ai daquele que diz à madeira: 'Desperte!' Ou à pedra sem vida: 'Acorde!' Poderá o ídolo dar orientação? Está coberto de ouro e prata, mas não respira. 'O Senhor, porém, está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra'" (Habacuque 2:18‭-‬20).

Confiamos que "O Senhor não desamparará o seu povo; jamais abandonará a sua herança. Voltará a haver justiça nos julgamentos, e todos os retos de coração a seguirão" (Salmos 94:14‭-‬15).

"É ele que perdoa todos os seus pecados e cura todas as suas doenças,  que resgata a sua vida da sepultura e o coroa de bondade e compaixão,  que enche de bens a sua existência, de modo que a sua juventude se renova como a águia". 

"O Senhor faz justiça e defende a causa dos oprimidos. Ele manifestou os seus caminhos a Moisés; os seus feitos, aos israelitas. O Senhor é compassivo e misericordioso, mui paciente e cheio de amor". 

"Não acusa sem cessar nem fica ressentido para sempre; não nos trata conforme os nossos pecados nem nos retribui conforme as nossas iniquidades. Pois como os céus se elevam acima da terra, assim é grande o seu amor para com os que o temem" (Salmos 103:3‭-‬11).

O Deus descrito acima é o mesmo citado em Isaías 53, Aquele que foi desprezado e ainda é em algumas das tantas nações deste mundo.

"Ele não tinha qualquer beleza ou majestade que nos atraísse, nada havia em sua aparência para que o desejássemos.  Foi desprezado e rejeitado pelos homens, um homem de dores e experimentado no sofrimento. Como alguém de quem os homens escondem o rosto, foi desprezado, e nós não o tínhamos em estima".

"Certamente ele tomou sobre si as nossas enfermidades e sobre si levou as nossas doenças; contudo nós o consideramos castigado por Deus, por Deus atingido e afligido. Mas ele foi traspassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniquidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados". 

"Todos nós, como ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho; e o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós" (Isaías 53:2‭-‬6).

Este é o meu Deus, Maravilhoso, a quem presto culto e tanto amo!

Que Ele o abençoe e ilumine neste dia!

Amém!

Comentários