Você já se humilhou hoje?

 


A humilhação possui significado totalmente oposto, quando comparada ao que acontece no mundo e no Reino de Deus.

Aqui, o sentido é o de ofender, machucar o íntimo de alguém, com desprezo e ignorância. No dicionário, a tradução é o mesmo que desacato, uma afronta.

Para Deus, no entanto, a explicação é totalmente outra: trata-se de reconhecer sua pequenês diante do Todo Poderoso. É o se colocar numa situação de completa submissão e dependência dEle.

Nas Escrituras, são apresentadas as duas formas de tradução, por isso, é importante se atentar ao contexto e identificar de quem se fala.

No tão conhecido versículo de 2Crônicas 7:14, por exemplo, humilhar é o deixar de lado os interesses da carne, da nossa humanidade falha e pecaminosa, para se dedicar exclusivamente às coisas de Deus e mostrar que Ele é o que realmente importa e tem valor.

Veja: "se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra" (2 Crônicas 7:14).

Se o povo se humilhar (reconhecer que depende unicamente de Deus) e orar, buscar a face dEle (mostrar que Ele, de fato, é importante e querem viver em comunhão com Ele) e se afastar dos seus maus caminhos (pecado), Deus ouvirá, perdoará e vai curar a terra (torná-la próspera).

Em Mateus 23:12, os dois casos são apresentados: "Pois todo aquele que a si mesmo se exaltar será humilhado (no sentido mundano), e todo aquele que a si mesmo se humilhar (para Deus) será exaltado".

Um lindo exemplo de humilhação é o testemunho dado pelo profeta Daniel, que sempre foi citado como fiel a Deus e conhecido por ter o hábito de orar três vezes ao dia:

"Olhei para cima, e diante de mim estava um homem vestido de linho, com um cinto de ouro puríssimo na cintura. Seu corpo era como berilo, o rosto como relâmpago, os olhos como tochas acesas, os braços e pernas como o reflexo do bronze polido, e a sua voz era como o som de uma multidão".

"Somente eu, Daniel, tive a visão; os que me acompanhavam nada viram, mas foram tomados de tanto pavor que fugiram e se esconderam. Assim fiquei sozinho, olhando para aquela grande visão; fiquei sem forças, muito pálido, e quase desfaleci. Então eu o ouvi falando e, ao ouvi-lo, caí prostrado com o rosto em terra, e perdi os sentidos".

"Em seguida, a mão de alguém tocou em mim e me pôs sobre as minhas mãos e os meus joelhos vacilantes. E ele disse: 'Daniel, você é muito amado. Preste bem atenção ao que vou falar; levante-se, pois eu fui enviado a você'. Quando ele me disse isso, pus-me em pé, tremendo".

"E ele prosseguiu: 'Não tenha medo, Daniel. Desde o primeiro dia em que você decidiu buscar entendimento e humilhar-se diante do seu Deus, suas palavras foram ouvidas, e eu vim em resposta a elas'" (Daniel 10:5‭-‬12).

E então: já se humilhou hoje?

Que o nosso Senhor, Jesus Cristo o proteja e o guarde e que você possa se humilhar a Ele, e somente a Ele, assim como Daniel!

Amém!

Comentários