Afaste da sua boca as palavras perversas

 


"Meu filho, escute o que digo a você; preste atenção às minhas palavras. Nunca as perca de vista; guarde-as no fundo do coração, pois são vida para quem as encontra e saúde para todo o seu ser. Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida". 

"Afaste da sua boca as palavras perversas; fique longe dos seus lábios a maldade. Olhe sempre para a frente, mantenha o olhar fixo no que está adiante de você. Veja bem por onde anda, e os seus passos serão seguros. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; afaste os seus pés da maldade" (Provérbios 4:20‭-‬27).

Salomão, no livro de Provérbios, nos ensina a agir com mansidão, sabedoria e domínio próprio, de modo a cumprirmos o propósito de Deus, de nos suportar em amor.

(Suportar, que, na verdade, possui o significado de dar suporte, auxílio, ajuda a alguém, e não o dê aturar uma determinada pessoa).

Ao nos deixar levar pelas emoções, tomamos atitudes, muitas vezes, precipitadas, que podem decepcionar, machucar pessoas; falamos coisas desnecessárias. 

Pode reparar: normalmente, quando estamos muito nervosos, desesperados é que realizamos julgamentos, acusamos, ofendemos e dizemos coisas que, mais para frente, nos arrependemos de ter dito.

Alerta Vermelho: notou na palavrinha escrita acima: acusamos? Pois bem! Acusador é um dos nomes de Satanás!

É por isso que devemos ficar em alerta e precisamos seguir à risca os conselhos dados pelo então rei de Israel, que é conhecido, até os dias de hoje, como o mais sábio em todos os tempos.

O Apóstolo Paulo também nos orienta, em carta aos Efésios:

"Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apaziguem a sua ira antes que o sol se ponha" (Efésios 4:26). 

Ou seja: se algo o aborrecer, não fale e não faça nada no impulso. Pense, reflita a respeito. Mais tarde, quando a poeira baixar, você se manifesta a respeito, de uma forma mais sensata, sem que haja mais problemas. Mas não demore muito. Não deixe que isso tome conta do seu dia, da sua vida, ao ponto de remoer o assunto.

Remoer é o mesmo que ressentimento. Ao invés de se livrar de uma vez por todas daquilo que te faz mal, você relembra seguidamente o que te feriu, de maneira que a ferida nunca cicatriza e fica sempre aberta, com a possibilidade de expandir ainda mais, ao se contaminar, por exemplo, com a opinião de terceiros.

Não foi para isso que Deus nos criou!

Ele quer é que vivamos todos em harmonia, sem influências mundanas.

Lembre-se: "As palavras agradáveis são como um favo de mel, são doces para a alma e trazem cura para os ossos" (Provérbios 16:24).

Por isso é importante que estejamos todos voltados para o cumprimento e aplicação da Palavra dEle, mesmo neste mundo, em que jaz o Maligno.

Somos a obra mais valiosa do Todo Poderoso!

Satanás fará de tudo para nos prejudicar, nos destruir.

Lembra do livro de Jó?

Deus sabe quem somos.

Satanás, somente por ele, não tem poder e autoridade nenhuma para fazer algo contra nós.

Por isso temos sempre de estar em comunhão com Deus, a partir da oração, da meditação da Palavra e do jejum.

Não perca mais tempo com brigas tolas, que só atrasam sua intimidade com Deus!

Faça como o próprio Jesus nos orientou: 

"Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28‭-‬30).

Jesus o abençoe neste dia!

Comentários